A quarta morte por dengue em Maringá foi confirmada no boletim semanal de Arbovirores da Secretaria de Saúde na última quinta-feira. Trata-se de uma mulher de 29 anos, com comorbidade e que faleceu no dia 12 deste mês. A primeira morte foi de uma mulher de 48 anos, com comorbidade e que faleceu no dia 19 de fevereiro. Já a segunda morte foi uma mulher de 53 anos, com comorbidade e que faleceu no dia 27 de fevereiro. A terceira morte foi de uma mulher de 28 anos, sem comorbidade e que faleceu no dia 27 de março.
Ainda conforme o boletim, o município registrou mais 1.772 casos da doença em uma semana. Com isso, são 15.729 casos desde o começo do período sazonal. 599 casos estão em análise.
Quanto às outras doenças, chikungunya tem dois casos e 19 estão em análise. Já zika há dois casos em análise. Febre amarela não teve nenhum caso.
VACINA
Depois do anúncio do Ministério da Saúde (MS) sobre a ampliação da imunização contra a dengue em 101 cidades paranaenses, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) recebeu ontem as novas 51.830 doses. As vacinas estão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e serão separadas para envio às Regionais de Saúde na próxima segunda-feira (29) para avanço na vacinação da comunidade que ainda não foi imunizada da faixa etária de 10 a 14 anos.
Esta é a terceira remessa da vacina da Qdenga, produzida pela farmacêutica Takeda. A 15ª Regional de Saúde receberá 7.785 doses. Assim, ficam armazenadas no Cemepar, 5.031 doses da vacina para serem distribuídas em tempo adequado, após a definição pelo Ministério da Saúde de quais cidades serão contempladas.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, “mais uma vez estamos empenhados em fazer com essa vacina chegue o quanto antes aos municípios elencados. Todos os agentes de saúde municipais vão trabalhar para fazer com que essa vacina saia do freezer e chegue no braço das crianças e adolescentes que precisam ser vacinadas no meio desta epidemia de dengue que estamos passando.”
Com as novas regiões, o Estado soma agora 148 municípios contemplados com o imunizante, o que representa aproximadamente 37% do Paraná.
MUTIRÃO
O novo mutirão de combate à dengue será hoje, a partir das 8h, em domicílios da região dos bairros Vila Morangueira e Vila Santo Antônio. A ação na região Norte contemplará mais de 2,2 mil imóveis e 4,1 mil pessoas. O intuito é conscientizar a população a respeito de medidas de prevenção, eliminando focos do mosquito.
Além das vistorias, ao longo da próxima semana a Fiscalização Integrada da Secretaria de Fazenda notificará proprietários de imóveis da região em situação de má conservação, como lixo e mato alto, para que façam a limpeza.
A secretária de Saúde, Karina Rissardo comenta que o mutirão deste fim de semana será o quarto realizado no mês. “Em abril, organizamos ações em todos os sábados do mês. Os nossos agentes de combate às endemias intensificaram as orientações para a comunidade e, dessa forma, somamos esforços na luta contra a dengue.” Para o mês que vem também estão programados novos mutirões em outros bairros do município.
Dessa forma, com o mutirão deste sábado, a Cidade totalizará 9.921 imóveis vistoriados no mês de abril somente com ações extras aos fins de semana, o que representará 14.858 pessoas contempladas.
Da Redação
Foto – Reprodução