Silvio Barros, pré-candidato a prefeito de Maringá pelo Progressistas-PR, lidera as intenções de votos na cidade, de acordo com um levantamento divulgado nesta quinta-feira (25) pelo Instituto Paraná Pesquisas. O ex-prefeito (2005 a 2012) se destaca em todos os cenários pesquisados, espontâneo e estimulados, com ampla margem de vantagem – de 48% a 50,1% das respostas dos entrevistados – em relação aos nomes dos demais pré-candidatos.
Na hipótese estimulada com o maior número de opções à escolha dos entrevistados, denominado “Cenário 1”, Silvio Barros soma 48,0% das intenções de votos. Delegado Jacovós (PL) tem 8,1%; Edson Scabora (PSD) aparece com 7,4%; Homero Marchese (Novo) soma 6,7%; Professora Ana Lúcia faz 5,1%; Humberto Henrique (PT) tem 4,3%; Do Carmo (União) soma 3,9%; Evandro Oliveira (PSDB) faz 2,1% e Claudia Bocchi (DC) tem 1,4%. Nenhum/Branco/Nulo são 6,9% das respostas, enquanto Não sabe/Não respondeu atinge 6,0%.
Nas demais hipóteses, denominadas como “Cenário 2” e “Cenário 3”, em que o Instituto alternou os nomes dos concorrentes como opções disponíveis, os entrevistados escolheram Silvio Barros para o voto, com percentuais de 50,1% e 49%, respectivamente.
Em nota enviada à imprensa, Barros afirmou que segue em pré-campanha, visitando bairros, empresas, entidades sindicais e religiosas e associações civis “com o objetivo de ouvir as demandas e as reivindicações dos diferentes grupos sociais de Maringá”. De acordo com o ex-prefeito, a iniciativa, que chama por “Caravana Progressista”, tem o objetivo de elaborar o Plano de Governo, “que será registrado e apresentado nos prazos regulares estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o pré-candidato a prefeito comemorou os dados. “Fiquei muito feliz e quero agradecer a todos os maringaenses pelo grau de confiança que têm depositado em mim”, afirmou.
O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou uma amostra de 700 eleitores, entre os dias 19 e 24 de abril, atingindo grau de confiança de 95,0%. A margem de erro é de aproximadamente 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais. A pesquisa está registrada no TSE para o cargo de Prefeito sob o n.º PR-00527/2024, de acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019.
Redação
Foto – Reprodução