Início Policial Maringaense está entre os brasileiros agredidos na Irlanda

Maringaense está entre os brasileiros agredidos na Irlanda

As agressões ocorreram em locais diferentes e entre os dois brasileiros atacados na cidade e condado de Limerick está o maringaense Mateus Gonzales Serafim

Mateus, de 21 anos, contou que tinha ido com a namorada a uma lanchonete e depois de deixá-la em casa, caminhava pela rua quando foi abordado por um irlandês, que com a desculpa de pedir dinheiro, lhe desferiu um soco no rosto ao saber de que país ele era. Outros três brasileiros foram agredidos em locais diferentes, mas Mateus e outro patrício que ele não conhecia, estavam na mesma cidade e na mesma rua, embora distante um do outro. A Polícia foi acionada mas os agressores não foram presos. Os brasileiros procuraram a embaixada brasileira em Dublin e o Itamaraty anunciou apoio jurídico aos agredidos que comprovadamente foram vítimas de xenofobia (aversão ou ódio contra pessoas estrangeiras).

O  jovem maringaense só ficou sabendo que outro brasileiro tinha sido agredido na rua quando chegou à Delegacia. Roberto Gomes Júnior também estava na Irlanda para um intercâmbio, sonho de milhares de jovens estudantes brasileiros. “Nunca imaginei que pudesse viver isso” disse Roberto, que levou socos e pontapés após dizer que era brasileiro, respondendo a uma pergunta do agressor. Ele estava com o irmão, retornando do trabalho e foi surpreendido  perto de onde mora. “Só não vou embora amanhã porque não tenho dinheiro”, disse ao conhecer Mateus na Delegacia.

Mateus chegou na Irlanda há um ano e meio para trabalhar e estudar. Ele disse a seu pai Marcelo Matyras que esta não foi a primeira manifestação de hostilidade de que foi vítima naquela país das ilhas britânicas. Há seis meses jogaram catchup na sua cara. Apesar disso, pretende continuar lá, trabalhando e estudando, “porque foi com esse objetivo que vim para cá”..

Redação JP
Foto – G1

COMPARTILHE: