Em comemoração ao aniversário dos 77 anos de Maringá, celebrado em maio, a municipalidade promoverá o primeiro campeonato de jogos eletrônicos. O ′Maringá Good Game′ reunirá jogadores de todo o Estado em um momento único de estratégia, trabalho em equipe e paixão por games. Com isso, a prefeitura será a primeira do Paraná a fazer um torneio de e-sports.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Os interessados devem se inscrever pela internet até o dia 23 deste mês ou até o preenchimento de todas as vagas. Poderão participar do torneio jogadores com mais de 16 anos e de todo o Estado. O game escolhido para a primeira edição do torneio foi o CS2, considerado um dos maiores esportes eletrônicos do mundo e que envolve estratégia, ação e trabalho em equipe.
Os interessados devem inscrever times com até sete jogadores, sendo cinco jogadores, um coach e um reserva. Para os menores de 18 anos será preciso apresentar autorização dos pais. As vagas são limitadas e o campeonato reunirá 32 times. A primeira fase da competição será online no dia 24 de abril. Já a final será presencial, em 11 de maio, no estande da prefeitura na Expoingá.
O ′Maringá Good Game′ é promovido pela prefeitura por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes. As equipes vencedoras receberão troféu e medalhas.
Para a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Ana Nerry, a realização do ′Maringá Good Game′ fortalece a identidade cultural contemporânea e a posição de destaque dos jogos eletrônicos no cenário mundial. “A gestão municipal tem o compromisso de promover eventos diversos para toda a comunidade. O campeonato de e-sports é mais uma dessas ações, que reconhece e valoriza as pessoas que gostam de games. A iniciativa também envolve, principalmente a juventude, em atividades de lazer e diversão.”
ECONOMIA
O e-sports, termo que vem do inglês e é usado para definir a modalidade competitiva de jogos virtuais, cresceu e se popularizou nos últimos anos, com impacto no desenvolvimento tecnológico e econômico. Apenas em 2024, a estimativa é que o mercado global de jogos gere US$ 189,3 bilhões, segundo uma levantamento da Newzoo, empresa mundial especializada em dados de jogos eletrônicos.
O Brasil já é considerado o quinto maior mercado de games do mundo, conforme a Newzzo. No país, três a cada quatro brasileiros jogam games, o que representa 74,5% da população. Os dados são da Pesquisa Game Brasil, uma parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM. Os jogos eletrônicos vão além do entretenimento, com uma linha educativa e profissional crescente, que engloba a criação de cursos e programas de capacitação em desenvolvimento de jogos, gestão de comunidades online etc.
Da Redação
Foto – Reprodução