Representantes da Prefeitura de Maringá se reuniram ontem em São Paulo com diretores da Enel X Brasil, empresa vencedora da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública. A previsão é para que a assinatura do contrato seja ainda neste mês, para início da prestação do serviço. A empresa faz parte do consórcio vencedor do leilão da primeira PPP da história de Maringá feito na B3 e será responsável pela troca de todas as lâmpadas do município por modernas de LED, além da manutenção das novas luminárias.
Participaram da reunião com a Enel X o prefeito Ulisses Maia, a diretora-presidente da Agência Maringaense de Regulação, Maria da Penha Marques Sapata e o secretário de Compliance e Controle, Maurício Domingos. A equipe da Cidade esteve reunida com os diretores mundiais da Enel X, Umberto Magrini e Maurizio Morrica, o diretor-geral da Enel X no Brasil, Francisco Scroffa, o diretor B2G da Enel X no Brasil, Carlos Eduardo Souza, e o presidente do Conselho de Administração da empresa, Guilherme Lencastre.
O prefeito Ulisses Maia disse sobre a importância da reunião com a empresa para fortalecer laços e conhecer sobre os investimentos mundiais da Enel X. Ele revelou que a PPP vai garantir mais economia em energia elétrica e manutenção, além de oferecer segurança e qualidade de vida para toda a população. “É uma grande transformação para a nossa cidade, trata-se do maior investimento da história para modernização da iluminação pública. Além disso, a Enel X tem vasta experiência com mais de três milhões de pontos de energia no mundo, o que garante a eficiência da prestação do serviço.”
O leilão da PPP da iluminação pública ocorreu na sede da B3 em São Paulo em outubro de 2023. O consórcio vencedor, formado pelas empresas Enel X Brasil e Selt Engenharia Ltda cumpre exigências previstas no edital antes da assinatura do contrato.
As empresas vencedoras vão investir R$ 169 milhões nos próximos anos para tornar o serviço de iluminação de Maringá ainda mais moderno e sustentável. Além disso, a Cidade terá economia anual de R$ 30 milhões em energia elétrica e manutenção.
O consórcio será responsável no período de 13 anos pela troca de todas as lâmpadas do município por modernas de LED, manutenção das novas luminárias e expansão do parque luminotécnico.
Da Redação
Foto – Reprodução