Início Maringá Município tem mais de 8 mil inscritos no Concurso Público Nacional

Município tem mais de 8 mil inscritos no Concurso Público Nacional

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), modelo inovador que seleciona servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está na reta final. As provas ocorrerão no dia 5 de maio, em 228 municípios. No Paraná, o certame será aplicado em nove cidades. No total, 75.737 pessoas se inscreveram em todo Estado. Em Maringá, foram 8.082 inscritos. Curitiba é a com mais inscritos, sendo 32.685.

Conforme o MGI, no período da manhã os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília) e fechados, pontualmente, às 8h30. A prova começará às 9h, com duração de duas horas e trinta minutos. Já no turno vespertino, os portões abrirão às 13h e fecharão às 14h. O início da aplicação das provas será às 14h30 e o tempo de duração será de três horas e trinta minutos.

Os inscritos devem ficar atentos aos horários para evitar atrasos e imprevistos para o chamado Enem dos Concursos.

Com 2,1 milhões de inscritos, o CPNU já é o concurso com a maior quantidade de candidatos feito no Brasil, superando os recordes anteriores, dos certames do Banco do Brasil de 2021 e 2022, que registraram 1,6 e 1,5 milhão de inscritos.

Por causa do alto número de inscrições na capital do país, Brasília, a comissão organizadora do CPNU levou em conta o CEP de residência dos candidatos indicado no ato de inscrição e decidiu expandir os locais onde serão aplicadas as provas, adicionando oito novas cidades goianas, que ficam em volta do Distrito Federal.

PROVAS

As provas serão aplicadas em 228 municípios em todas as unidades da federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação. Pela manhã, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7) responderão 20 questões objetivas de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Já para o bloco de nível médio (bloco 8), a manhã será para 20 questões objetivas de múltipla escolha, além de uma redação.

No período da tarde, os candidatos dos blocos de nível superior responderão a 50 questões objetivas de múltipla escolha, de conhecimentos específicos, enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas de múltipla escolha. As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: