Aqui começa a ação de um grande líder, ou seja, de um novo líder. UM NOVO LÍDER PARA UM NOVO TEMPO só ensina quando aprende e tem o coração aberto para continuar aprendendo. Aprendi que estamos sempre atrasados para APRENDER e adiantados para ENSINAR. Então, minha avaliação é que na vida, continua prevalecendo o EQUILÍBRIO.
Neste meu tema, na realização de várias palestras que tenho a oportunidade de realizar no Brasil, eu coloco em pauta o bom humor e a comunicação como ferramentas de aprendizado. Sim, essas ferramentas têm por finalidade aprender e ensinar com as respostas rápidas do novo milênio, do mundo ChatGPT que sabemos como inteligência artificial e suas constantes e imediatas mudanças. Quem não aprender rápido e, portanto, não praticar rápido, através de boas atitudes, corre o risco de sucumbir imediatamente.
A LIÇÃO MAIS IMPORTANTE: As empresas estão mais preocupadas em formar o cidadão antes mesmo do profissional. Isso também deveria funcionar para o serviço público. Sabemos que em alguns lugares é assim, ou seja, o cidadão é cliente. A continuidade nesse processo funde-se com qualidade, produtividade e formação técnica e por consequência teremos pessoas comprometidas e amadurecidas para resultados, independentemente de idade ou tempo de serviço.
Os VENCEDORES fazem aquilo que os PERDEDORES não querem fazer.
As oportunidades são astutas, entram pela porta dos fundos, pelo quintal e em alguns casos entram escancaradamente pela porta da frente. A regra é ESTAR PREPARADO. Vivemos hoje um verdadeiro conflito de gerações: Hoje é extremamente importante a oxigenação da experiência do MAIS VELHO com a tecnologia e criatividade do MAIS NOVO.
Afinal, EDUCAÇÃO é diferente de TREINAMENTO: Na educação aprendemos princípios, valores, crenças, coisas que se trás de casa, de família… No treinamento o que se trabalha é o princípio da repetição. Fazer até ficar bom. Na repetição fica-se melhor, mais ágil, com maior qualidade, produtividade e aciona o condicionamento, fazemos sem pensar e fazemos bem. A palavra que define tudo isso em resultados é FOCO. Ou seja, olhe-se no espelho e faça para você mesmo a pergunta: QUAL É A MINHA ÚNICA COISA?
E se a sua única coisa fizer menos para fazer mais, você está no caminho certo. Tem um ditado russo que diz que se você perseguir dois coelhos ao mesmo tempo, não irá pegar nenhum. Neste caso, fazer mais, será apenas ganhar mais efeitos colaterais, tipo remédio que cura uma doença mas te provoca outras. Tudo o que existe no mundo, em nossa vida, é a forma como alimentamos mais em nossos corações e mentes. A ideia é alimentar mais a humildade e ao obter a riqueza neutralizar a arrogância. O livro de Provérbios, escrito pelo Rei Salomão diz que a soberba antecede o fracasso.
Neste mesmo livro lemos que a língua branda quebra até os ossos. Incrível não é? Estamos sempre escolhendo entre o código da selva e o zoológico da paz. O mundo está cheio de pronomes pessoais que acham que tudo tem que ser feito do “seu jeito”. Este mundo digital que abençoa e que massacra. Mas, felizmente, de vez em quando encontramos um diamante no meio da lama.
Lembre-se, a mansidão salva o país, salva a pátria, leva o rio para o mar e apesar do medo da chegada, quando entra no mar vira mar, fica enorme. Então, vamos ter o coração aberto para aprender, para saber diferenciar o justo do injusto, saber escolher para então ensinar e fazer a diferença.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
- Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros… compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.