O Hemocentro da Universidade Estadual de Maringá (UEM), serviço de hemoterapia do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) coletou 1.230 bolsas de sangue no primeiro mês deste ano, obtendo a maior quantidade de doações dos últimos 10 anos para os meses de janeiro. Historicamente, a média de doações no período era inferior a 1.000.
Segundo o diretor do Hemocentro, Gerson Zanusso Junior, o número expressivo foi alcançado por causa da combinação de fatores, como o serviço exercido pelo setor de Captação de Doadores com campanhas de divulgação e promoção à doação, ao maior alcance das redes sociais institucionais, além de matérias televisivas feitas no final do ano alertando a comunidade a respeito da necessidade de doar em períodos de férias e épocas festivas. “Temos também vários parceiros externos que ajudam na promoção da doação de sangue em toda região. Deixo aqui meu agradecimento a toda equipe do Hemocentro pelo trabalho de grande qualidade e a toda população que sempre nos surpreende positivamente em prol a doação de sangue.”
Além disso, durante 2023 o Hemocentro coletou quase 12 mil bolsas de sangue e teve mais de 14.200 candidatos à doação. Também contribuiu para o abastecimento de sangue no Paraná, encaminhando 8.841 bolsas de hemocomponentes para Rede Hemepar, que atende todas as regiões do Estado.
A unidade também atendeu as mais de 6,5 mil transfusões relacionadas aos pedidos das unidades conveniadas nas cidades que integram a 15ª Regional de Saúde e abasteceu a Agência Transfusional da cidade de Colorado com o envio de 720 bolsas.
Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 69 anos completos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos), estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado, além de apresentar um documento original com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.
O Hemocentro fica na avenida Mandacaru, 1.600, ao lado do Hospital Universitário. É possível agendar horários pela internet para fazer a doação ou pelo (44) 3011-9151 (Whatsapp).
Da Redação
Foto – Reprodução