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A resposta poderá estar em você

O problema de serviços tem a ver com uma entidade que por vezes aparece nos lugares que visitamos: o d-o-n-o. Ou proprietário, como queiram. Mas em todos os casos é a pessoa que inspira que toda a sua equipe preste serviços de primeiro mundo.

Criticar quem presta serviço é fácil. Eu mesmo tenho me percebido cada vez mais impaciente com o assunto. Coisas como o fim de almoço quando a gente pede, por favor, o café e a nota e o café não vem, depois a nota não vem, só a conta e depois a conta demora em vir são coisas que têm me deixado preocupado com serviços em varejo.

Repetindo para gravar: O problema de serviços tem a ver com uma entidade que por vezes aparece nos lugares que visitamos: o d-o-n-o. Ou proprietário, como queiram. Mas em todos os casos é a pessoa que inspira que toda a sua equipe preste serviços de primeiro mundo. Ou não! Para inspirar seu pessoal a fazer diferente não perca oportunidades para criar inspiração.

Seja inovador, dê exemplo de possibilidades de inovação. Faça experiências. Mude os produtos de lugar. Faça uma vitrine que ninguém faria. Corra riscos. Afinal, se alguma coisa der errado é só consertar. E criar outra, claro. Ao invés de ficar perguntando “por que”, pergunte por que não?  

Compartilhe o seu sonho com todos. Leve sua paixão todo dia até o seu pessoal. Se eles sentirem que você é apaixonado pelo seu negócio, claro que eles também têm chance de se apaixonar. Ser humano é CONEXÃO. Caso contrário, eles têm o direito de ficarem calados e de no máximo passar um whats na hora em que se sentirem prisioneiros do local onde trabalham. Esse whats normalmente será usado para procurar o próximo emprego. Se você construir uma causa pela qual as pessoas tenham prazer em lutar, eles vão virar voluntários do seu negócio e vão fazer muito mais do que você espera. Para tanto, seja justo. Nem bom demais nem ruim, justo.

Quem fizer mais do que você espera merece elogios, apoio e incentivo. Quem não faz? Suporte e treine. Continua não fazendo após ser treinado? Bem, aí é que você não pode ser bonzinho demais. Todos os que estiverem fazendo muito vão se sentir injustiçados. E não tem pior sensação para quem trabalha do que alguém que não percebe quem o ajuda genuinamente e quem não. Neste caso, demita e se possível, envia uma carta de recomendação ao seu maior concorrente.

Seja um facilitador. Crie espaços para que todos possam exercer a vocação que demonstram no que o seu negócio permitir. Caixas gostam de ser caixas. Vendedores idem. Estoquistas também têm vocação de arrumar, de organizar… pessoal de TI é pessoal de TI. Combine com todos o que vo-cê espera que eles façam. Depois de compartilhar suas ideias e metas, incentive que os outros as executem e levem adiante. E marque momentos para ver se está tudo como vocês planejaram. Não perca oportunidades de acompanhar o trabalho que o pessoal executa no dia a dia. Isso inspira muito a trabalhos cada vez melhores. Pratique aquilo que prega. Seja como você espera que os outros sejam. Nada é mais forte que você inspirando a todos com a força do seu exemplo. Abaixe para pegar papéis do chão se você quer que as pessoas o façam. Às vezes meus amigos donos de negócios reclamam que os vendedores gritam na loja. Conversando dois minutos com estes meus amigos, meu ouvido dói de tanto que eles gritam. Como pode a equipe deles ser diferente?

Resumindo:  Donos gentis, equipes gentis. Donos grosseiros, equipes idem.

Aceite mudanças. Crie espaço para que o seu pessoal fale o que está pensando que pode ajudar a melhorar. Esse é o custo de pesquisa mais barato que existe. Já está embutido no custo do pessoal. Desculpem, custo não, investimento!

Festeje as ideias de sucesso. O reconhecimento reforça suas metas e fortalece a paixão e esforço coletivo. Premie os erros na direção da inovação desde que bem-intencionados como quem premia um sucesso. Só assim o pessoal vai continuar alimentando sua caixa de sugestões com coisas novas, ideias e mais ideias…  Espelho, espelho meu, por que eu tenho uma equipe tão pouco inspirada como Deus me deu? Olhe para o espelho. E veja como está agindo! A resposta poderá estar em você!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
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