Início Maringá Procon orienta sobre compra de material escolar

Procon orienta sobre compra de material escolar

Dependendo do produto, variação do preço pode chegar a 2.500%

O Procon de Maringá prepara uma pesquisa de preços do material escolar. No começo do ano os pais já começam visitar as livrarias para comparar os valores.

A lista comparativa do órgão de defesa do consumidor deve ser divulgada em 15 de janeiro. Desse modo, na pesquisa feita em janeiro de 2023 foi verificada uma diferença de preços de até 1.978%. A régua plástica de 30 cm mais barata encontrada foi de R$ 0,19 e a mais cara R$ 3,95. Foram comparados preços de 86 itens em 14 estabelecimentos do município. Já na pesquisa de 2022, a diferença maior foi de 1.480%.

Segundo o coordenador do Procon, Flávio Mantovani é importante pesquisar antes de comprar, pois a diferença é muito grande. “Quem pesquisa antes de comprar, tem uma economia considerável”, diz.

Outra orientação é que os pais só precisam comprar material didático que será utilizado nas aulas, e não produtos de manutenção da escola, como materiais de limpeza ou lâmpadas, por exemplo.

A Lei 12.886/13 proíbe que sejam inclusos artigos de uso coletivo, tais como papel higiênico, copos descartáveis, talheres, tinta para impressora, giz, produtos de higiene, limpeza ou para atividade de laboratório. As instituições também não podem exigir materiais em excesso, como 10 borrachas ou 1.000 folhas de sulfite.

Se alguma escola pedir produto que não seja pedagógico, o consumidor deve entrar em contato com o Procon pelo telefone 151 e registrar uma reclamação.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: