“Seja forte e corajoso e não desperdice as oportunidades.”
(Gálatas)
RADAR
Um empresário maringaense, que é conhecido no meio político, está levantando diversas situações sobre possíveis problemas com contratos feitos pela prefeitura, tipo um dossiê. Ele disse que algumas situações poderão entrar no “radar” do Ministério Público. Mas como é amigo do alto escalão da atual administração, deixou claro que “quem avisa, amigo é”.
PRAÇAS
Tenho um amigo, bastante observador e que anda por toda a cidade, que comentou o seguinte: com as reformas das praças da Prefeitura e da Catedral iniciadas neste momento de quase encerramento da administração do prefeito Ulisses Maia, fica reforçada a marca da gestão: Praças.
PROMESSA
Um compromisso firmado entre os servidores da prefeitura que trabalham na função de Auxiliares Administrativos durante a campanha eleitoral de 2020, que foi até registrado, está com os dias contados para ser cumprido, ou não. Qualquer mudança no plano de cargos e salários de funcionários públicos somente poderá ser aprovada pela Câmara de Vereadores até o final do mês de março. Então o prazo é curto e as discussões serão muitas para o cumprimento da promessa.
PATO
Caso não seja efetivado o compromisso firmado com os Auxiliares Administrativos, promessa que ajudou a garantir a reeleição do prefeito, quem pagará o pato será o candidato apoiado pela administração. Mas, ele poderá prometer que irá cumprir o que não foi cumprido.
CHAPAS
Partidos políticos, considerados “pequenos”, estão se movimentando para lançar chapas de candidatos a vereadores. O ex-vereador Valter Viana está articulando com o partido Rede e o vereador Sidinei Telles com o partido PRTB. Mas os comentários são de que não está fácil montar chapas competitivas.
JANELA
No caso do vereador Sidnei Telles e dos demais vereadores eleitos que quiserem mudar de partido para concorrerem nas próximas eleições, o prazo da “janela” começa em março. Parece que vai ter muita pulação de janela até lá, com cada pré-candidato procurando entrar num partido que tenha a melhor possibilidade de elegibilidade.
REPROVADAS
O presidente Lula terminou o primeiro ano de mandato com um balanço que ele certamente gostaria que fosse melhor: 70% das medidas provisórias do governo não foram aprovadas e acabaram caducando. Desde 2003, quando o petista assumiu a Presidência pela primeira vez, isso só tinha acontecido duas vezes com Jair Bolsonaro, em 2019 e 2020 — numa proporção menor, na casa de 50%. Lula venceu essa batalha contra seu rival.
LOTADA
Muita gente passou a virada do ano na praça da Catedral aproveitando os shows promovidos pela prefeitura, que contabilizou cerca de 50 mil pessoas no evento. É gente pra caramba e tudo transcorreu de maneira pacífica e organizada, sem nenhuma ocorrência policial. Pessoal educado e ordeiro, parabéns.
FINALZINHO
Domingo, dia 7, é o último dia de programação da ′Maringá Encantada′. No Parque do Japão, a iluminação especial segue até o dia 14 de janeiro, e vale a pena visitar.