Ei, já preparou a sua listinha de agradecimentos deste ano? O ano está terminando! É hora de parar… Olhar para trás, avaliar e agradecer. Ver o que aconteceu de ruim é fácil. Por isso, o desafio é preparar uma lista de agradecimentos.
Antes, deixa eu te dizer algumas coisas… A primeira delas: olhar para trás é necessário. Já disse aqui inúmeras vezes que não podemos nos prender ao passado. Porém, o passado ensina.
Então, olhar para trás é fundamental para avaliar o que aconteceu, por que aconteceu e refletir a respeito dos acontecimentos, inclusive assumindo responsabilidades.
Muita coisa que reclamamos que não deu certo tem a ver com nossa conduta, nossas atitudes e hábitos. Procrastinamos, deixamos para depois; às vezes, somos pouco determinados, desistimos ou simplesmente não elegemos prioridades. Outras coisas falham porque somos negligentes, não cuidamos, não damos a atenção devida. Portanto, olhar para trás é necessário. Olhar para avaliar, aprender e corrigir.
Segunda coisa: com base na avaliação que fizemos do ano que passou, podemos planejar o próximo. Não temos controle de muita coisa, porém, quem não planeja, nada realiza. Planejamos, pedimos as bênçãos de Deus e trabalhamos para fazer acontecer.
Mas aqui entra o ponto que quero destacar hoje, e com muito mais atenção: o agradecimento. Faz uns três anos que, nesta época do ano, pego meu caderninho, uma caneta, me sento num cantinho de casa e relaciono os motivos pelos quais sou grato pelo ano que passou.
Os estudos sobre o cérebro revelam que é muito mais fácil lembrar das dificuldades. Por isso, nesta época, me esforço para lembrar e listar os motivos pelos quais sou agradecido. E procuro fazer isto de maneira objetiva. Eu não acredito em agradecimentos genéricos – do tipo, obrigado por mais um ano de vida. Ok, sou agradecido por mais um ano. Mas no ano passado, eu também estava vivo. Então o que aconteceu neste ano que me alegrou, que fez meus dias valerem a pena?
Ser objetivo no agradecimento significa colocar na lista algo que tenha acontecido neste ano e tenha feito a diferença na minha vida ou na vida de pessoas que amo. Por exemplo, sou grato a Deus por ter mudado de casa e estar numa casa melhor do que a anterior. Ano passado, na mesma época, esta era uma questão incerta… Precisava sair do apartamento, mas as coisas estavam dando errado… Então, louvo a Deus, porque, neste ano, este assunto deixou de ser um problema.
Listar as razões pelas quais somos agradecidos coloca o ano numa nova perspectiva. A gente olha para trás e consegue enxergar, mesmo em meio ao caos, muitas bênçãos. Algumas podem parecer pequenas, mas são bênçãos e devem ser celebradas. Ter reencontrado um amigo(a), por exemplo, pode ser um presente para nossa vida.
Dificilmente teremos um ano perfeito. A chance de enfrentarmos problemas que nos jogam por terra é frequentemente maior do que de vivenciarmos experiências de êxito e sucesso. Porém, contar as bênçãos nos coloca em comunhão com Deus. A Bíblia diz que em todo tempo devemos ser gratos. Mas se sequer conseguimos listar motivos objetivos pelos quais somos gratos, como podemos nos apresentar, gratos, a Deus?
E aqui uma observação: embora eu esteja falando do lugar de um sujeito cristão, a gratidão faz bem a todas as pessoas. A ciência prova isso.
Por isso, fica aqui meu desafio pra você: aproveite este finalzinho de ano e faça a sua lista de agradecimentos. Você se reaproximou de alguém com quem você não falava desde a última campanha eleitoral? Agradeça. Você conseguiu sobreviver em seus negócios sem ter que enganar os clientes? Agradeça. Conseguiu pagar contas que estavam em atraso ou mantê-las em dia? Agradeça.
Faça a sua lista. Ainda dá tempo. E, mesmo nos primeiros dias de 2024, vale atualizá-la, acrescentar mais alguma coisa… Certamente, você vai terminar o ano mais leve e melhor preparado para os desafios do novo ano!–
Ronaldo Nezo
Comunicador Social
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras | Doutor em Educação
Visite meu blog:
http://blogdoronaldo.wordpress.com
Siga-me no instragram:
http://instagram.com/ronaldonezo