O Centro de Ciências da Saúde (CCS), o Grupo de Estudos, Pesquisa em Vigilância do HIV/Aids e da Tuberculose (GEPVHAT) e o Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizam na próxima terça (5) e quarta-feira (6) o “Primeiro Seminário de HIV/Aids: interfaces do cuidado ampliado e as perspectivas e estratégias nacionais para a resposta global de eliminação do HIV/AIDS”. O evento é gratuito e ocorrerá no auditório da Biblioteca Central (BCE), a partir das 8h30.
O propósito é disseminar informações e criar um espaço de reflexão crítica acerca do HIV/Aids. Com isso, alguns dos assuntos que serão discutidos no seminário envolvem as dificuldades vividas por pessoas soropositivas, a prevenção combinada no combate ao vírus e a coinfecção Tuberculose- HIV. Os debates serão realizados meio de palestras e mesas-redondas.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa/PR), ter HIV é diferente de ter Aids e uma pessoa soropositiva pode viver anos sem apresentar sintomas ou desenvolver a doença. Desse modo, HIV é a sigla em inglês para denominar o vírus da imunodeficiência humana, o causador da Aids.
O seminário também tem a parceria de organizações de impacto nacional e internacional, como a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa/PR), a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o Ministério da Saúde e a Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose.
Para a organizadora do evento, professora Gabriela Tavares Magnabosco, do Departamento de Enfermagem (DEN), “esta é uma oportunidade para que os alunos tenham a oportunidade de dialogar diretamente com os aqueles que estão direcionando as políticas públicas nessa temática, reforçando o compromisso da universidade com uma educação de qualidade e integrada”.
Para participar é preciso preencher o formulário on-line. As inscrições terminam na segunda-feira (4). O certificado de participação será gerado pela Diretoria de Extensão (DEX/UEM).
Da Redação
Foto – Reprodução