Início Maringá Imunização de rotina, contra gripe e coronavírus continua nas UBSs

Imunização de rotina, contra gripe e coronavírus continua nas UBSs

O Distrito Federal começou a vacinar pessoas com 49 anos a partir de hoje. A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro e o DF já recebeu 1.455.070 doses de imunizantes.

A Secretaria de Saúde comunica que a imunização contra a gripe e coronavírus, além da aplicação de vacinas de rotina segue em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os pais ou responsáveis que não levaram as crianças e adolescentes menores de 15 anos para avaliação da carteirinha de vacinação no decorrer da Campanha de Multivacinação podem procurar as unidades. 

A imunização está disponível nas UBSs, menos a UBS do Conjunto Paulino, de segunda a sexta-feira. Os horários variam segundo cada unidade. A Cidade segue desde maio com horário ampliado de vacinação, até às 20h30, nas UBSs Pinheiros, Quebec e Zona Sul. Em todas as unidades são aplicadas vacinas de rotina e imunizantes contra a gripe e Covid-19. Para a vacinação é preciso levar a carteirinha de vacina, cartão SUS e documento pessoal. 

De acordo com o secretário de Saúde, Clóvis Melo, o intuito é garantir a proteção das pessoas, principalmente das crianças e adolescentes. “A Campanha de Multivacinação foi muito importante, mas o cuidado é permanente.”

Com isso, ao longo da Campanha de Multivacinação foram aplicadas 11.126 doses de vacinas em crianças e adolescentes menores de 15 anos. A quantia engloba vacinas de rotina (8.922 doses), gripe (1.239 doses) e Covid-19 (965 doses). No período foram avaliadas 16.669 carteirinhas de vacina, incluindo menores de 15 anos e público geral. 

“Reforço meu apelo para que os pais ou responsáveis procurem a UBS mais próxima para avaliação da carteirinha, já que há adequações frequentes no esquema vacinal”, revela Melo.

Ele também relembra que a carteirinha atualizada é essencial para emissão do atestado de vacina, documento obrigatório para matrícula ou rematrícula na rede municipal de ensino e em várias outras instituições. 

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: