Início Colunistas O líder não envelhece

O líder não envelhece

O líder sabe que só ensina quem aprende! Só ensina quem aprende… este é o maior segredo de um líder e exatamente por pensar assim que o verdadeiro líder nunca envelhece.O arrogante acha que já sabe tudo e sem saber cai na armadilha do envelhecimento.

Há pessoas que não conseguem liderar porque vivem de mau humor e até onde eu sei, cara amarrada não é sinal de respeito. Vinícius de Moraes disse em um verso que tristeza não tem fim… Eu complemento, “felicidade sim”, pelas lições da vida, quem “dormir” em cima de resultados na certa vai “dançar”. É preciso investir em bom humor, em motivação, em equipes mais vibrantes e comprometidas… A falta disso é descompromisso com as pessoas e a sua consequência: adeus resultados!

As empresas tomam decisões erradas, por impulso, porque falta esse comprometimento com o plano de ação. O verdadeiro líder cresce… E leva os outros consigo. Forma novos líderes e não seguidores. O maior exemplo foi Cristo e sua liderança servidora para com os Apóstolos. Hoje, passados mais de dois mil anos e seus ensinamentos estão em nossas mentes e em nossos corações.

O líder corrige sem humilhar, orienta sem ofender e admite a discordância… E esta democracia de ideias faz a equipe crescer. Quem vive cercado de gente que só concorda, estaciona. Os dois piores tipos de funcionários são: Primeiro, aquele que faz tudo que o “chefepede e segundo, aquele que nunca faz o que o “chefe” pede. A verdadeira liderança é construída na humildade… O líder de verdade é um ser humano, também tem dúvidas, mas pense bem, quem não tem dúvidas se repete, não inova, fecha-se em seu mundo e torna-se arrogante. Neste momento começa a sua derrota.

Liderança não é idade… existem jovens velhos e velhos jovens. O líder é seguido… O chefe é temido!

Então, qual é o combustível dos grandes? Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do seu plano. Então esse combustível chama-se DESAFIOS. Não acredito que uma pessoa seja capaz de alcançar seu melhor desempenho se não tiver paixão pelo que faz. Se nossa intenção é viver a vida ao máximo, é importante que ela seja melhor do que apenas “boa”.

Uma vida de excelência é possível quando a pessoa vive com paixão genuína e esforça-se para alcançar seus melhores resultados com qualidade de vida. Fazer isso é no mínimo cumprir o propósito divino, afinal, Deus não fez você para ficar se arrastando ao chão… Deus te fez para voar alto! A vida é difícil demais para chegar ao topo sem paixão.

Você vai cometer erros, se decepcionar, se desapontar, seus recursos ficarão escassos e quase todos os dias você encontrará alguns motivos para desistir… Mas se tiver paixão, isso não irá acontecer. A paixão é pré-requisito para a alta performance e combustível para a inspiração. Assumir uma paixãoverdadeira na vida faz toda a diferença. Entender isso em vendas, por exemplo, é observar que o melhor vendedor do mundo é o cliente satisfeito e encantado.

Alimentar sua mente e seu coração com novas ideias fará você viajar por “novos mundos”. Fazer isto é como praticar as escalas musicais em um piano… no tempo certo você será capaz de tocar o piano com naturalidade.Essa paixão fará você aprender, de corpo e alma, coisas que nunca havia feito antes e esse pode ser o seu futuro.

Quando um estudante de Q.I. mediano realiza grandes façanhas na vida acadêmica, a paixão deve levar o crédito. E a paixão merece muito mais crédito que os registros da história permitem. Portanto, a paixão também é combustível da perseverança, da determinação, da superação.

O ser humano passa a vida inteira a serviço de suas paixões, em vez de usar suas paixões a serviço da vida.

Neste caso, lembre-se, é a paixão que move o mundo! Bill Gates personifica bem isso, sendo um dos maiores exemplos mundiais sobre como aplicar a sua paixão para entrar no negócio e para sair do negócio. Agora a sua paixão é filantropia. 

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: