Início Colunistas A diferença entre debate e diálogo

A diferença entre debate e diálogo

Promover o diálogo é trabalho para um líder. Mas não devemos confundir diálogo com debate. Segundo a definição do dicionário Aurélio, diálogo significa: troca de ideias, de opiniões e de conceitos, com vista a solução de problemas, entendimento ou à harmonia. O debate, por outro lado, é a tentativa através do uso do argumento, de convencer outras pessoas sobre o seu ponto de vista.

O diálogo, é um elemento essencial para o desenvolvimento de uma nova iniciativa. Através do diálogo, é possível identificar os impedimentos para o progresso, e solidificar o caminho para as soluções coletivas. É também uma forma inteligente de inspirar pessoas a se comprometerem umas com as outras, e com as novas ambições seja de uma empresa e mesmo da família.

O verdadeiro diálogo pode representar uma nova forma de comportamento e maneira de trabalhar. Sob as velhas leis de gerenciar pessoas e empresas, o chefe tradicional enfatiza a necessidade do debate seguido de um consenso geral, que geralmente não é autêntico por parte dos profissionais envolvidos. Entretanto, sob o ambiente de um verdadeiro diálogo, o líder pode esclarecer todas as posições e argumentos de uma questão.

Mas para se ter um ambiente propício para o desenvolvimento do diálogo, os profissionais participantes devem entender que é necessário: Suspender temporariamente os seus julgamentos anteriores e prestar atenção as novas ideias, experiências e valores. Então buscar o entendimento entre as partes como prioridade máxima, mesmo que seja a favor do seu ponto de vista ou não e entender que compartilhar a diversidade de opiniões e ideias é o objetivo máximo do diálogo.

Quando as pessoas entram em uma discussão sobre negócios, elas entram com uma diversidade de experiências, preconceitos e lógicas muito diversas. Gerenciar essa diversidade e conseguir que diferentes estilos de trabalho interajam juntos é um dos maiores desafios que um líder pode encontrar. Quando você deixa que os inovadores percam, os seus custos podem sair do controle e quando você dá muita autoridade para as pessoas orientadas a controles, eles podem matar a inovação.

Encontrar o balanço certo não é fácil, mas ele nunca irá acontecer se não houver o verdadeiro diálogo entre todas as partes envolvidas. Não se esqueça, o objetivo do diálogo é permitir que cada lado exponha os seus pontos de vista enquanto trabalha para entender o ponto de vista do outro lado.

O verdadeiro diálogo requer tempo, energia intelectual e muita coragem das pessoas envolvidas. O verdadeiro líder é aquele que entende que o seu trabalho está em identificar os conflitos que impedem o sucesso de sua empresa, de sua equipe e trazê-los a mesa para um diálogo aberto. A pior coisa que um líder pode fazer é não atacar um conflito de forma transparente para todas as pessoas envolvidas.


Infelizmente não existe um caminho curto para a realização de mudanças e busca do crescimento. O caminho que existe, só pode ser construído com o trabalho de todos juntos. Obviamente, AQUELE que fez o mundo em sua infinita sabedoria não fez todos nós parecidos ou colocou todos em um mesmo ambiente.  Deus te fez e jogou o molde fora, sem uma cópia na Oficina Celeste, afinal, VOCÊ é único. Alguns de nós são baixos, outros são altos; alguns são rápidos outros são lentos… alguns são espertos, outros nem tanto para a ocasião e alguns tem mais oportunidades, outros menos.

Existem pessoas que não sabem e não perguntam. Outras que sabem e não ensinam e outras ainda que ensinam e não fazem. O sucesso é de quem faz. Inteligente não é quem sabe muito, mas quem aplica aquilo que sabe.

Hoje, ninguém pode se dar ao luxo de esperar que as coisas aconteçam. Quem fizer assim, certamente será engolido. O importante é não esperar mais, achando que seja possível crescer fora da sociedade da informação. Se ainda assim conseguir crescer, provavelmente será apenas para adiar o destino. O DESAFIO é a RESILIÊNCIA, isto é, continuar aprendendo, com fé e com motivação.

Se você ouvir cinco pessoas, você irá aprender cinco coisas novas. Se você ouvir dez pessoas, você irá aprender dez coisas novas… Nós não somos iguais em todas as coisas, mas nós somos todos iguais em ter algo de novo para oferecer as outras pessoas.

Tenho realizado centenas de palestras que têm sido um sucesso, graças aos temas dinâmicos, apresentações bem-humoradas e linguagem acessível, colocando esta experiência única de aprendizado. Os temas são adaptados ou desenvolvidos conforme as necessidades de cada cliente, suas equipes, seus clientes ou seus produtos, com temas adequados ao grau de compreensão das pessoas. Aprendi em minha vida que 100 gramas de vontade e motivação podem promover quilos de resultados e 100 gramas de fé provavelmente lhe dará  pelo menos 1 quilo de cura.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: