Início Colunistas Coluna Angelo Salgueiro

Coluna Angelo Salgueiro

“Como eu não sei rezar, só queria mostrar meu olhar, meu olhar.”
(Romaria, Renato Teixeira)

MANIFESTAÇÕES
No próximo dia 12, feriado que homenageia a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, deverá acontecer algumas manifestações populares contra duas recentes e polêmicas decisões do STF: a liberação do porte de drogas para uso pessoal e a descriminalização do aborto. Mas devido os últimos acontecimentos que limitam a liberdade de expressão do brasileiro muitas pessoas estão com medo de se manifestarem.

DOGMAS
Os vídeos postados pelo padre Paulo Ricardo cobrando da igreja um posicionamento contra as decisões do atual governo estão repercutindo muito nas redes sociais. Corajoso, ele fala sobre temas que são dogmas religiosos, principalmente a questão do aborto. O padre chega a dizer que está com vergonha da igreja “de côrte”.

APOIOS
Os deputados estaduais Adriano José, Do Carmo e Jacovós apoiaram e conseguiram eleger seus candidatos ao Conselho Tutelar. Além da capacitação profissional, a escolha dos conselheiros está cada vez mais política pois depende de um processo eleitoral concorrido e disputado voto a voto. É um termômetro para o futuro.

MUDANÇA
O Partido Republicanos deverá mesmo mudar seu diretório estadual e irá para as mãos do ex-deputado Marcelo Almeida. Essa mudança poderá mexer diretamente na campanha eleitoral da prefeitura aqui em Maringá. Comenta-se que o ex-deputado Homero Marchese teria dificuldade para se manter na presidência municipal do partido e corre o risco de não ter o partido para concorrer à Prefeitura.

BRIGA
A briga interna do Republicanos em Maringá já vem há tempos e complica ainda mais com o vereador Luiz Alves ameaçando deixar o partido caso Homero Marchese tenha o nome confirmado como pré-candidato a prefeito. Por outro lado, Marchese declarou em uma entrevista que não considera o vereador como base de apoio mesmo sendo do mesmo partido. O fato é que muita coisa vai acontecer neste tabuleiro.

MINI
A minirreforma eleitoral que tramita no Congresso Nacional não vai passar, pelo menos é o que parece já que para valer para as eleições de 2024 deveria ser aprovada nesta semana. Melhor assim, o eleitorado tem muita dificuldade em entender as regras eleitorais que mudam a cada eleição.

ESTICANDO

As decisões do STF, que na verdade está mais legislando do que julgando, estão começando a ter resistência na Câmara dos Deputados e no Senado. Os ministros do STF estão “esticando a corda demais” e começam a rebaixar o status dos deputados e senadores que foram eleitos pelo povo. Nobres parlamentares sabemos que é importante existir harmonia entre todos que comandam e decidem pelo país, mas também é preciso deixar claro a independência entre os poderes.

PREOCUPAÇÃO
Uma grande loja varejista que será inaugurada ao lado do Assaí, no trevo do Catuaí, está preocupada com o cronograma da obra do viaduto e como ficará o acesso para, por exemplo, o shopping Catuaí, o Assaí e o Ballarotti durante a construção do viaduto. O pessoal que comanda essas grandes empresas já começa a movimentação para que a obra não atrapalhe a entrada e saída de veículos e o fluxo intenso de clientes.

COMPARTILHE: