O projeto de lei que cria o “Programa Água para Todos” foi aprovado ontem em primeira discussão na Câmara de Maringá. O intuito é instalar bebedouros em lugares públicos do município.
De autoria do vereador Sidnei Telles, o projeto visa fornecer água potável destinada ao consumo gratuito da comunidade e também para animais de estimação.
A ideia do projeto surgiu como o exemplo de outras cidades no exterior, onde já existem fontes de água gratuita para a população, como em Roma, na Itália, e Paris, na França. Em Maringá, a atitude já foi colocada em prática no Eurogarden, porém, a água é acessível somente para uma parte da população.
De acordo com a proposta, os bebedouros devem ser instalados em locais públicos usados para a realização de atividades físicas e de lazer, como praças, parques e bosques. Além disso, o projeto permite a expansão para qualquer espaço onde não existe a disponibilização de água em algum espaço público.
“A água é um bem universal. Ela deveria ser gratuita, para todos e de qualidade. O projeto faz com que o município comece a colocar nesses pontos de utilização da sociedade, a disponibilidade de água para beber. Nas suas casas, evidentemente há um custo, mas a pessoa tem que encontrar água para beber, de forma gratuita, na cidade”, revela o vereador Sidnei Telles.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução