Maringá, Curitiba, Norte Pioneiro e o Sudoeste do Paraná são ecossistemas finalistas no Prêmio Nacional de Inovação, ação que comemora as realizações nesse campo de atuação no Brasil. Em vista disso, o Prêmio Nacional de Inovação é uma atitude da Mobilização Empresarial para a Inovação (MEI), feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A premiação tem como intuito estimular e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e de administração da inovação em empresas e indústrias e nos ecossistemas de inovação brasileiros. Os vencedores nas diferentes categorias de ecossistema que engloba pequeno, médio e grande porte serão divulgados na cerimônia de entrega no dia 26 deste mês, no decorrer do décimo Congresso Internacional de Inovação da Indústria.
Na categoria de grande porte está o Vale do Pinhão, de Curitiba. Já no médio porte estão o Bioma de Inovação de Maringá e o Sistema Regional de Inovação do Sudoeste – SRI Sudoeste, e na categoria pequeno porte, está o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro – SRI Norte Pioneiro.
De acordo com o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, os ecossistemas de inovação são essenciais para promover criatividade, tecnologia e empreendedorismo nas regiões, contribuindo com o setor público para incentivar políticas de inovação e incluir a inovação na economia local. “Esse resultado reflete o compromisso do Paraná em promover e celebrar as inovações que estão moldando o futuro do país. Os finalistas representam o melhor do esforço conjunto de comunidades, empresas e instituições que estão impulsionando a inovação e a prosperidade em suas regiões.”
Segundo o secretário estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Marcelo Rangel, essas iniciativas proporcionam ainda mais a cultura da inovação e reconhecem um trabalho feito em conjunto pelos paranaenses. “Gostaria de parabenizar os ecossistemas paranaenses e ressaltar a importância do Prêmio Nacional de Inovação. O Paraná é reconhecido por suas cidades inteligentes, pela união dos municípios, pela força do setor privado e pelos empreendedores que buscam fazer a diferença”, explica.
Na oitava realização, o Prêmio Nacional de Inovação (PNI) recebeu um recorde de inscrições de ecossistemas de inovação. No total foram 111 inscritos. O Paraná, dentre todos os estados, foi o destaque com o maior número de ecossistemas participantes, representando 22% do total, com 27 inscrições.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução