Desde o dia 17 de agosto, quando foi divulgada a notícia de que Fausto Silva estava internado em um hospital de São Paulo com insuficiência cardíaca, foram várias as mensagens de apoio nas redes sociais, vindas de amigos, famosos e fãs. Já naqueles primeiros dias, a família do apresentador decidiu se preservar e evitou se expor diante do quadro de saúde delicado de Faustão, e tem mantido essa postura até agora.
Quando veio à tona a confirmação da necessidade de transplante de coração, a mulher do artista se pronunciou pela primeira vez. Com o marido na lista de espera para receber um novo órgão, Luciana Cardoso criou um perfil nas redes sociais dedicado a compartilhar histórias de doação. Aos poucos, os internautas passaram a dividir as próprias narrativas bem-sucedidas e a inspirar quem estava aguardando a vez na fila — “Faustão do meu coração” já tem mais de 40 mil seguidores.
A atitude da família do apresentador foi elogiada na web. “Que coisa linda isso! No meio de um problema pessoal, vocês estão dedicados a ajudar os outros”, exaltou uma pessoa. “O Brasil ama Faustão e está todo mundo torcendo por ele”, comentou mais uma admiradora.
No domingo (27), João Guilherme Silva, um dos filhos de Faustão, apareceu em um registro raro em meio ao momento difícil e de ansiedade, como ele mesmo definiu, e contou que a filha da namorada dele passou por um transplante de coração no ano passado. Na ocasião, ainda com o pai na fila de espera, João disse acreditar que o relacionamento com a modelo Schyneider Moura não tenha sido em vão e pediu à enteada que desse o relato dela sobre a cirurgia bem-sucedida e “história de vida iluminada”.
O que João não imaginava é que o pai receberia um coração compatível naquele mesmo dia. A Central de Transplantes do Estado de São Paulo acionou o hospital na madrugada de domingo, “quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B”, segundo informações do boletim médico.
A cirurgia foi realizada com sucesso, e Fausto Silva permanece na UTI (unidade de terapia intensiva) “para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”. As redes sociais dos familiares do apresentador voltaram a receber uma chuva de mensagens carinhosas para comemorar a boa notícia.
No dia seguinte ao transplante, Luciana Cardoso reapareceu ao postar uma nota para agradecer pelo apoio dos fãs e amigos e os cuidados da equipe médica com o marido dela e afirmar que a doação de órgãos passou a ser uma “missão de vida” — os filhos João Guilherme e Lara repostaram a publicação da mãe.
Na carta aberta, a mulher de Faustão ainda ressaltou que ele já estava na fila para o transplante havia 20 dias e que ela e os familiares, a princípio, não iriam expor essas informações, por questão de privacidade. “Nós nos mantivemos em silêncio, como é característica da família, até que a internação se tornou pública”, disse a mulher do artista. “Desde o primeiro dia de internação de emergência já sabíamos da necessidade do transplante. Depois dos exames do painel de anticorpos e outros detalhes médicos, Fausto foi incluído na lista no dia 08/08/2023”, completou.
Além disso, Lu mandou uma mensagem carinhosa para a família do doador. De acordo com o Balanço Geral SP, da Record TV, o coração de Fábio Cordeiro, de 35 anos, teria sido doado ao apresentador. Ele era jogador de futebol, morava no litoral de São Paulo e morreu em decorrência de um AVC (acidente vascular cerebral).
O último boletim médico, divulgado no fim da tarde desta segunda-feira (28), informou que Fausto Silva respira com auxílio de ventilação mecânica, mas o quadro dele é estável.
Foto – Reprodução