No final de julho começou a nova contagem dos casos de dengue no Paraná. Os números servem para que o Estado e os municípios possam acompanhar a evolução da doença, além de criarem estratégias para o combate ao Aedes aegypti.
Na última terça-feira (22) a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) divulgou o primeiro levantamento do novo ano epidemiológico. Em Maringá, são 39 novos casos da doença. Consequentemente, no ano anterior, foram 3.268, sendo uma média de nove confirmações por um dia. Somente uma morte foi registrada. Ao todo foram 9.770 casos notificados.
CUIDADOS
Os primeiros cuidados para reduzir os lugares de proliferação do mosquito consistem em tampar as lixeiras, tonéis e caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, limpar ralos e colocar telas, deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areias e manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.
Além disso, é recomendado a limpeza frequente de imóveis e caixas d’água. O uso de repelente e optar por roupas que minimizem a exposição da pele também é essencial.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução