A Maringá Encantada, idealizada pela prefeitura em 2017 e responsável pela transformação do final de ano do município, conquistou a ′Marca Brasil′, uma identidade visual atribuída pela Visit Brasil, gerência da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O evento que recebe milhares de visitantes anualmente passa a fazer parte do calendário oficial do turismo brasileiro.
A Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet) recebeu a cessão do uso da marca e o apoio da Embratur na última segunda-feira (21), por meio de documento oficial enviado pela agência. O reconhecimento classifica a ′Maringá Encantada′ como uma opção para turistas de todo Brasil e do exterior, o que revela a importância do evento para o lazer e para a economia. No documento, a Embratur, vinculada ao Ministério do Turismo, parabenizou o município pelo evento que contribui “para a promoção e o incremento do turismo na região”. O órgão ainda afirma que tem “satisfação de conceder o apoio institucional à iniciativa, chancelada pela cessão de uso da Marca Brasil, considerando o alinhamento com a visão e as estratégias da agência”.O prefeito Ulisses Maia ressaltou sobre a importância da conquista para a Maringá Encantada, que tem se transformado em referência de programação de final de ano para muitas cidades brasileiras. “É um marco muito importante no desenvolvimento turístico da cidade. A ′Maringá Encantada terá ainda mais visibilidade nacional, o que possibilitará atração de novos investimentos, mais geração de emprego e transformação social.”
INVESTIMENTOS
Os investimentos na Maringá Encantada estimulam a economia, consumo de bens e serviços e o turismo local. No ano passado, o evento foi a principal razão para que 66% dos visitantes, no período de 18 de novembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023, viessem até o município, segundo o levantamento da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e o Departamento de Pesquisa e Estatística da ACIM (Depea).Para o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica, Edson Scabora, a chancela da Embratur fortalece o trabalho para consolidar Maringá como a melhor cidade para viver, investir e visitar. “A Maringá Encantada é um exemplo disso e, além do potencial turístico, é responsável por fomentar o comércio local”, diz.A edição 2023 da Maringá Encantada terá o tema ′Preservando a Magia do Natal′. O evento será entre 15 de novembro e 7 de janeiro de 2024. A programação completa será divulgada em breve.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução