Início Destaques do Dia Vereador quer implantar faixas exclusivas para motociclistas

Vereador quer implantar faixas exclusivas para motociclistas

O vereador Dr. Manoel (PL) apresentou na última quarta-feira (9) um requerimento para a Câmara Municipal de Maringá em que pede informações a respeito da chance de implantar faixas exclusivas para o tráfego de motocicletas nas principais avenidas do município. O edil também indaga se existem planos para inserir faixas de retenção exclusivas para motociclistas em vias equipadas com semáforos.

A ideia é uma resposta devido a quantia preocupante de acidentes de trânsito que acontecem em Maringá, e que na maior parte envolvem motocicletas.

De acordo com dados da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Cidade registrou 40 mortes no trânsito no ano passado, o que significa um aumento de 21% em relação a 2021. Entre as vítimas fatais, 29 eram motociclistas.

Segundo o vereador, o intuito é oferecer mais segurança e proteger a sociedade de modo geral. Com isso, essa não é a primeira vez que ele traz essa discussão em pauta na Câmara de Maringá. Ele revela que em outro mandato também propôs a implantação de faixas exclusivas para motociclistas em Maringá, porém, a ideia não foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Mesmo após a rejeição, ainda acredita que a proposta é vantajosa para o município. Desta vez, espera conseguir uma resposta mais favorável.

RESULTADOS POSITIVOS

As faixas exclusivas para motocicletas podem melhorar a fluidez do tráfego, promovendo maior segurança aos condutores, além de uma direção mais prudente no trânsito.

O modelo já foi feito em outros países, como a Malásia e Inglaterra, mas também no Brasil.

O projeto piloto da “Faixa Azul” para motos na Avenida 23 de maio, em São Paulo (SP), foi inserido no dia 25 de janeiro do ano passado. Ao longo de um ano, não foram registradas mortes de motociclistas.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: