A equoterapia ou terapia assistida por cavalos poderá ser incluída ao sistema público de saúde de Maringá, entre os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.
Desse modo, no dia 20 deste mês foi divulgado no Portal da Transparência da Cidade um edital para contratar uma empresa especializada na prestação de serviços de equoterapia. Com isso, o valor máximo do processo é de R$ 32.400,00. O processo licitatório é na modalidade de pregão e os envelopes vão ser abertos no dia 07 de julho.
De acordo com o documento, a contratação dos serviços deve atender as demandas da Secretaria de Saúde de Maringá.
O edital vai permitir a participação de microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais para realização do serviço.
Ainda segundo o documento, o poder público vai poder pagar no máximo R$ 180 por cada sessão, com uma hora de duração. Sendo assim, 180 sessões devem ser contratadas, que vão valer por um ano.
Conforme o Ministério da Saúde, a equoterapia “[…] é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.”
Maynara Guapo
Foto – Reprodução