O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a quantidade de moradores de Maringá vai ficar abaixo das estimativas. Dessa maneira, o IBGE Regional apresentou números que ainda não são finais, porém, as pesquisas do novo censo já terminaram e diante do primeiro resultado publicado na última quarta-feira (14), o município não deve crescer o quanto era imaginado. A população não deve chegar a 420 mil habitantes.
Consequentemente, no final do ano passado, o IBGE já havia divulgado uma estimativa de que a população da Cidade atingiria 454 mil habitantes.
Segundo o coordenador do Censo em Maringá, Sérgio Ricardo Braga, quando foi feita a divulgação preliminar no dia 28 de dezembro, existia uma grande quantia de residências sem entrevista, sendo mais de 20 mil casos. “Já tinha passado e cadastrado aquele domicílio, mas o licenciador não tinha encontrado o morador para fazer. Ao longo do mês de janeiro e fevereiro a gente foi retornando para esses domicílios e fazendo as entrevistas. Quando se fez a estimativa, se fez o que tinha coletado até aquele momento, o que não é um número muito grande de domicílios.”
Em vista disso, as coletas para o último Censo terminaram no dia 28 de maio, sendo que a apresentação oficial com os resultados vai ser realizada no dia 28 deste mês.
Conforme a coordenação do IBGE Regional, o número de imóveis que não participaram da pesquisa foi em torno de 13.461 neste ano, sendo que em 2010 foram apenas 2.309. Isso aconteceu devido as propriedades estarem vazias ou porque as pessoas não quiseram falar com os recenseadores.
Com isso, os imóveis vazios ou recusas vão ser computados pelo IBGE, fazendo uma estimativa de quantos moradores existem nas residências. A média é de 2,6 pessoas.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução