O programa Mais Médicos vai trazer aproximadamente 15 profissionais da área da saúde para a região de Maringá. No Paraná, são 327 no total, que vão trabalhar em 148 cidades. Dessa forma, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), está organizando um acolhimento para os profissionais inscritos no programa Mais Médicos no Estado.
Eles devem se apresentar nos municípios a partir de amanhã, após a divulgação do resultado oficial, que está marcada para hoje, sendo que o resultado prévio já está disponível no site do Ministério da Saúde.
Em vista disso, o intuito do acolhimento é recepcionar os profissionais e instruir acerca das regras do programa, as demandas e o processo de trabalho das Equipes de Saúde da Família segundo as normativas e Linhas de Cuidados Prioritárias da Saúde do Estado.
Os profissionais que já atuam nas cidades pelos ciclos anteriores do Mais Médicos e os médicos que tiveram os contratos renovados pelo programa, também vão participar do processo de acolhimento. Ao todo, são 538 profissionais.
A ação é coordenada pela Divisão de Saúde da Família e Comissão Estadual do Mais Médicos no Paraná, vinculada à Diretoria de Atenção à Saúde da Sesa em parceria com o Cosems. Atualmente, o Paraná tem 681 profissionais ligados a alguma iniciativa do governo federal, sendo 427 médicos do Programa Mais Médicos e 254 do Programa Médicos pelo Brasil.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução