Início Maringá Maringá é o 18º melhor município do Brasil para startups

Maringá é o 18º melhor município do Brasil para startups

Maringá está entre as melhores do mundo para startups, de acordo com o ranking do Startup Ecosystem Index Report 2023, publicado ontem. Na 735ª colocação em nível mundial, a cidade surge como o 18º melhor município do Brasil para startups. Diante disso, é vista como uma das melhores cidades do País para se viver e tem três startups, sendo a Tindin, uma fintech direcionada em plataformas educacionais para crianças, a Dinvo, que fornece sistemas de cashback e cupons de desconto para o ecommerce, e a Datlo, que atua como uma plataforma de geointeligência para empresas e profissionais de vendas e marketing.

Dessa maneira, por meio da Agência Maringaense de Inovação e Tecnologia (Amtech), a prefeitura lançou no começo deste ano um edital de inovação. Com base em uma lei municipal de 2017, o projeto selecionou atitudes para serem testadas nos órgãos municipais, visando dar velocidade aos serviços prestados aos cidadãos. Se aprovadas, depois do período de experiência, elas podem ser inseridas de modo definitivo pela administração.

MIL LOCALIDADES GLOBAIS
Curitiba e Londrina também são apresentadas entre as mil localidades globais com melhor ambiente para a inserção e desenvolvimento de empresas inovadoras.

O relatório mundial é feito anualmente pelo instituto israelense StartupBlink. Ele atua como um centro de pesquisas de referência internacional e realiza o mapeamento de ecossistemas para startups em 100 países baseado em métodos como ambiente de inovação, facilidade para abertura e desenvolvimento de negócios, quantia e qualidade das empresas de tecnologia instaladas.

Conforme o secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Marcelo Rangel, a gestão estadual tem se esforçado para que o Paraná consiga atrair cada vez mais investimentos de empresas do ramo de tecnologia e inovação. Ele dá como exemplos a elevação da antiga Superintendência de Inovação à atual pasta que administra, a regulamentação da Lei Estadual de Inovação e do Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná.

“Temos um cenário muito promissor para startups e queremos alavancar ainda mais o Estado, com nossos ecossistemas regionais trabalhando em parceria com os municípios e a iniciativa privada”, disse.

Recentemente, a equipe da secretaria também formou uma comitiva internacional comandada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em visita à Portugal. A delegação paranaense conheceu detalhes do funcionamento do Taguspark, que é o maior parque de ciência e tecnologia do país europeu, e visitou o Hub Creativo do Beato, que trabalha como um centro de convivência para startups, empreendedores, profissionais criativos e freelancers do segmento.

Maynara Guapo
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: