Cerca de 150 policiais saíram às ruas da cidade nesta sexta-feira para cumprir 47 mandados judiciais contra envolvidos no tráfico de droga e no crime de lavagem de dinheiro.
O morto tinha 48 anos e estava entre os suspeitos que a Polícia Civil investigava desde 2021. Ele reagiu à bala quando a força policial chegou ao portão da sua casa na Rua Rui Barbosa, Zona 6. Identificado como Albino Batistioli, o “Bilinha” , ele havia saído da cadeia há 15 dias, depois de ser preso por furtar agrotóxicos em Mandaguaçu e ser colocado em liberdade mediante uso de tornozeleira eletrônica. “Bilinha” seria irmão de um dos chefes do tráfico na região, de nome Benedito Batistioli, que encontra-se preso na Penitenciária Estadual de Maringá, de onde estaria comandando as operações de venda de drogas nas ruas. O homem morto seria um “cobrador do tráfico”, temido entre os criminosos, de acordo o Denarc.
A operação se desenvolveu em diversos bairros de Maringá e durante toda a manhã de ontem identificou e prendeu integrantes da organização criminosa, investigada por furto, roubo, receptação, homicídio, lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e corrupção de menores. Recebeu o nome de “Todos Por Um” e deriva da integração e união de esforços entre forças de segurança estaduais, sob coordenação da Secretaria de Estado da Segurança Pública, para ações preventivas e repressivas no combate ao crime no Paraná. Além dos mandados de prisão e de busca e apreensão, a Justiça decretou medidas patrimoniais de sequestro e apreensão de bens e bloqueio de contas bancárias. Os bloqueios atingiram a cifra de R$ 2 milhões.
O resultado da operação foi divulgado pelas cúpulas das Polícias Civil e Militar, em entrevista coletiva concedida no auditório da Sociedade Rural. Além dos 150 policiais civis, militares e penais mobilizados o comandante-geral da PMPR, coronel Sérgio Almir Teixeira, explicou que a operação reuniu um grande contingente de agentes da segurança pública, com a utilização de dez cães farejadores , sendo cinco da PMPR e cinco da PCPR na ação. “ Contamos ainda com o apoio externo, em que vieram policiais de outras cidades”, disse.
Os bairros de Maringá vasculhados pelas forças policiais foram os seguintes: Conjunto Odwaldo Bueno, Jardim Universo, Hermans Moraes de Barros, Vila Santa Izabel, Parque São Jorge, Parque das Laranjeiras, Jardim Tropical, Jardim Monte Belo, Jardim Campo Belo, Parque Hortência, Conjunto Ney Braga, Vila Esperança, Jardim Liberdade e Zona 6, onde se deu o tiroteio.
Ao todo, a Operação prendeu 38 pessoas e apreendeu dois menores. Foram apreendidos 14 veículos, 5 armas de fogo, munições , 26 aparelhos de celular, dinheiro em espécie, grande quantidade de drogas (localizadas com a ajuda de cães farejadores), balanças de precisão e máquinas de cartão.
O delegado-geral da PCPR, Silvio Rockembach, disse que a ação desta sexta é resultado de investigações bem complexas. “Conforme o planejamento da Secretaria de Segurança Pública, essa é uma operação efetivamente integrada e que visa desmantelar a organização criminosa. Outro foco é a descapitalização do crime”, afirmou.
Redação JP
Foto – Reprodução