O secretário municipal de Mobilidade Urbana de Maringá, Gilberto Purpur, debateu com os vereadores sobre os lugares de instalação dos inovadores radares e também a respeito do sistema Estar Eletrônico no município. O convite para participar da sessão da última terça-feira (16) foi feito pela vereadora Ana Lúcia Rodrigues.
Purpur revelou que essas novas adições fazem parte do plano de mobilidade urbana da cidade. O uso de radares eletrônicos, de acordo com ele, é um instrumento eficiente para enfrentar o problema do excesso de velocidade, visto como uma das principais causas para as fatalidades no trânsito.
Ele ainda disse que o novo equipamento é de implantação mais fácil e tem um design que impede os motociclistas de burlarem o sistema, isto é, problema encontrado com os equipamentos anteriores. Além de controlar a velocidade, os novos radares também vão detectar outras infrações de trânsito, como, conversões proibidas e circulação em faixas exclusivas para ônibus.
O secretário também elogiou a simplicidade em utilizar novo aplicativo de estacionamento. Segundo ele, o app não facilita somente o monitoramento da arrecadação e da quantia de usuários, no entanto, também ajuda a estabelecer políticas e fazer ajustes essenciais no sistema de estacionamento.
Além do aplicativo, totens serão instalados em todo o município, para facilitar a compra de tickets de estacionamento. Purpur admitiu que nem todos os equipamentos serão instalados de modo imediato, porém, garantiu que estarão disponíveis em pouco tempo.
Ele também ressaltou que em locais próximos a clínicas e hospitais, o tempo de estacionamento permitido será de três horas. Além disso, Purpur se dispôs para responder a perguntas dos vereadores no decorrer da sessão.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução