Início Policial Furto ou vandalismo? Escultura de pioneiro está sendo destruída em Maringá

Furto ou vandalismo? Escultura de pioneiro está sendo destruída em Maringá

O exemplar do jornal que estava nas mãos da estátua do vereador Antenor Sanches já foi furtado e agora os criminosos acabam de decepar os dedos.

A escultura é uma homenagem a um dos vereadores com maior número de mandatos da história da Câmara Municipal de Maringá, tido como campeão de requerimentos e indicações. A obra retrata uma imagem comum do ex-vereador Antenor Sanches, que sempre aparecia no mesmo banco, da mesma praça, lendo jornais. Era um dos mais assíduos leitores do Jornal do Povo, que fazia questão de comprar todos os dias na Banca do Perin, localizada na Praça dos Expedicionários, na Zona 4.

A depredação da escultura foi observada pelo historiador J.C. Cecílio, que mora em São Paulo, mas encontra-se em Maringá para organizar uma exposição sobre o padre Scherer.Cecílio registrou a depredação em fotos e encaminhou denúncia à Secretaria Municipal de Cultura. A suspeita é de que a depredação esteja sendo feita por ladrões, que furtam peças de metal e cobre. “Nesse ritmo, vão acabar com a estátua, caso não sejam tomadas as providências necessárias”, avalia Cecílio, que há anos pesquisa a história de Maringá.

Em nota, a Secretaria de Cultura (Semuc), informa que o autor já foi localizado pela Polícia Civil e que o trabalho de restauração da escultura será iniciado logo. Ao mesmo tempo, o secretário Victor Simião anuncia a instalação de câmeras de segurança no local, a serem monitoradas pelo Centro de Controle Integrado da Guarda Municipal.

Redação JP
Foto – J.C Cecílio

COMPARTILHE: