Início Colunistas Coluna ADI

Coluna ADI

Fórum estadual
O 1º Fórum de Hidrogênio Renovável (H2) do Paraná acontece nesta quarta-feira (3) no Museu Oscar Niemeyer, às 9h, em Curitiba. O evento trará anúncios sobre a política estadual para a área a serem feitos pelo governador Ratinho Junior e painéis temáticos que irão tratar de produção, competitividade, inovação e demandas de longo prazo. Durante o evento, serão apresentados os próximos passos para a estruturação do Plano de Hidrogênio Verde do Paraná, com a contratação do serviço de assessoria especializada na área, com subsídios técnicos para elaboração de proposta comercial.

Segurança nas escolas
Pesquisa realizada pela Radar Inteligência aponta que 98,1% dos paranaenses se posicionam de maneira favorável ao aumento de segurança promovido pelo Governo do Paraná no entorno das escolas. Logo após o episódio de Blumenau, Ratinho Júnior apresentou medidas que envolvem treinamento de docentes, contratação de psicólogos, implementação de novos dispositivos de alerta das forças de segurança e o deslocamento de 5,6 mil policiais militares para fiscalizar as escolas da rede estadual nos 399 municípios.

Pacto pela proteção
Há duas semanas, o governador aderiu ao pacto nacional pela proteção da educação, junto a representantes do governo federal, líderes dos demais Poderes da República, governadores e vice-governadores dos outros 25 estados e do Distrito Federal. O Paraná também desenvolveu um Comitê Intersetorial de Prevenção, Monitoramento e Segurança em Escolas do Paraná, que se reúne periodicamente para avaliação das ações e direcionamento de esforços.

1º lugar
A amazona Hannelyze Wagne e a égua Anis das Cataratas conquistaram o 1º lugar Amador A no Concurso Nacional de Salto Cidade de Curitiba. A competição aconteceu no último sábado (30/4), na Sociedade Hípica Paranaense, e contou com a participação de cavaleiros e amazonas de vários estados e países. Para o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr., a conquista de Hannelyze mostra mais uma vez que o Programa Municipal de Incentivo ao Esporte é fundamental para o desenvolvimento pleno dos atletas.

Quadro completo
O engenheiro André Pepitone da Nóbrega foi nomeado diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional, mesmo cargo que exerceu de maio de 2022 a março de 2023. Com a nomeação de Pepitone, o quadro de diretores da margem brasileira de Itaipu fica completo. Pepitone é servidor de carreira e ex-diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na área de Regulação.

Campanha do Agasalho
O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e a RPC iniciaram nesta terça-feira (2), a 15ª edição da Campanha do Agasalho – Onde há calor, há mais vida.  Roupas, calçados e cobertores podem ser doados nas unidades do Sesc PR e do Senac PR até o dia 1° de setembro, em condomínios filiados ao Secovi-PR ou em empresas do comércio parceiras da campanha.

Saldo positivo
O Paraná registrou em março superávit na balança comercial pelo terceiro mês consecutivo. Houve saldo positivo de US$ 288 milhões na diferença entre o volume exportado e importado em março, o que representa 50% de todo o acumulado de US$ 570 milhões na balança comercial paranaense nos três primeiros meses do ano. O resultado em março coloca o Paraná como líder de exportações na Região Sul, responsável por 42% de todas as vendas para fora do país dos três estados juntos.

Exportação
Em março, a economia paranaense exportou mercadorias e serviços para 175 países. Aproximadamente 43% das vendas estão concentradas em cinco países. O destaque é a China, para onde foram mais de 21% das mercadorias negociadas no mês. A Argentina foi o segundo destino (9%), seguida por Estados Unidos (6%), México (4%) e Japão (3%). Os itens mais vendidos foram soja (28% do total), carnes (20%), material de transporte (9%), madeira (6%) e cereais (5%).

Paraná produtor
O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais. Produz aproximadamente 4,4 bilhões de litros por ano. A região dos Campos Gerais é uma das maiores bacias leiteiras do Brasil. Os municípios com maior produção na região são Carambeí, Castro e Arapoti, com sistema produtivo predominantemente via cooperativas.

Feminicídio
O número de feminicídios no Paraná atingiu o menor índice para o período desde 2019, quando o crime passou a ser computado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública com esse termo, com redução de 43,7% no primeiro bimestre do ano de 2023. Segundo os dados da pasta, foram nove casos em janeiro e fevereiro no Estado, contra 16 registrados nos dois primeiros meses de 2022.

Paraná sem Violência
Em março, o governador anunciou um pacote de ações do Governo do Estado focadas na promoção da igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher. Chamado “Mulheres por um Paraná sem Violência”, ele é voltado à criação de novos canais de atendimento ao público feminino, suporte a servidoras e trabalhadoras terceirizadas e estímulo à formação de lideranças. “Com um reforço na área de segurança pública, o Paraná está atuando para ter mais eficiência nessa área, para salvar a vida das mulheres paranaenses”, afirmou o governador Ratinho Junior.

Safra 2022/2023
A produção da safra 2022/2023 no Paraná pode atingir 47,12 milhões de toneladas em uma área de 10,84 milhões de hectares, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Os dados atualizados do Deral confirmam que a produção de soja será recorde, com expectativa de produção de 22,37 milhões de toneladas em 5,76 milhões de hectares.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

COMPARTILHE: