Maringá registrou 515 casos de dengue nesta semana, ou seja, 90 a mais em relação a semana passada. O boletim foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Além disso, 94 casos estão sendo investigados e não existem mortes da doença na cidade desde agosto do ano passado, quando começou o período epidemiológico e que termina em julho.
Em toda a 15ª Regional de Saúde de Maringá, segundo a Sesa, foi constatada 2.300 casos de dengue. Já no Paraná, 14.032 e 12 mortes.
LIRA
O 1º Levantamento de Índice de Infestação do Aedes Aegypti de Maringá (Lira) de 2023, realizado pela Secretaria de Saúde, apontou que está em 2,4%, considerado risco médio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice abaixo de 1% indica baixo risco de infestação, de 1% a 3,9% médio e acima de 4% alto risco. O percentual do 1º Lira de 2023 é igual ao registrado no mesmo período em 2022.
De acordo com o secretário de Saúde, Clóvis Melo, o resultado está dentro do esperado e que mutirões e ações de prevenção estão sendo realizadas durante as visitas dos Agentes de Combate às Endemias, inclusive aos sábados, com objetivo de eliminar os focos e diminuir os casos de dengue.
Ações simples podem ajudar no combate ao mosquito, como evitar água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas; manter a caixa d′água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; descartar o lixo de forma adequada; entre outras.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução