O último clássico da fase de grupos do Campeonato Paulista terminou sem vencedor. Na tarde deste domingo (26), Santos e Corinthians ficaram no empate por 2 a 2, na Vila Belmiro, pela penúltima rodada. A partida teve transmissão da Record TV.
Na terceira colocação, com 14 pontos, o Peixe chegou ao quarto jogo de invencibilidade e chega na última rodada precisando vencer e torcer por tropeço do Botafogo para se classificar. O time de Ribeirão Preto recebe o São Paulo.
O Timão, que chegou a ficar duas vezes na frente do placar, segue tranquilo na liderança do Grupo C, com 19 pontos. O time de Fernando Lázaro não pode mais ser ultrapassado e já sabe que vai atuar como mandante nas quartas de final.
O clássico começou quente e o Santos tentou esboçar uma pressão, mas aos poucos o Corinthians foi tomando conta e quase abriu o placar com Yuri Alberto, que finalizou em cima de João Paulo. Aos 24, o centroavante aproveitou passe de Du Queiroz e marcou. O gol, porém, não valeu. A árbitra Edina Batista Alves assinalou falta de Yuri Alberto em Lucas Pires na origem do lance depois de consultar o VAR.
O Timão não se abateu e balançou as redes aos 32 minutos, mais uma vez com Yuri Alberto. Renato Augusto cobrou falta, Gil ajeitou e o centroavante, também de cabeça, marcou. Apesar da demora do VAR para ver um possível impedimento do zagueiro, o gol valeu. Fim do jejum de seis jogos do camisa 9 corintiano.
A árbitra deu sete minutos de acréscimos e animou o Santos, que se lançou para o ataque. Depois de Maicon perder uma chance incrível de cabeça, o empate veio no último lance do primeiro tempo. Lucas Barbosa arriscou de fora da área, a bola desviou em Gil e saiu do alcance de Gil.
Depois de um primeiro tempo bastante disputado, a etapa final começou morna. Mendoza levou perigo em chute por cima do gol de Cássio. A resposta do Corinthians veio em saída errada do Santos. Giuliano recebeu de Adson dentro da área e finalizou na rede pelo lado de fora. Yuri Alberto e Róger Guedes pediam livres.
Aos 22 minutos, o Corinthians voltou a ficar na frente do placar. Yuri Alberto ganhou no corpo de Joquim e chutou para defesa de João Paulo. Na cobrança de escanteio de Renato Augusto, Gil desviou e Róger Guedes encheu o pé para assumir a artilharia isolada do Paulistão, com oito gols.
Quando parecia que o Timão venceria, o Santos empatou aos 44 minutos. Giovane saiu jogando errado e Maycon derrubou Mendoza dentro da área. Marcos Leonardo cobrou bem e deixou tudo igual. A virada só não veio nos acréscimos porque a falta de Ivonei explodiu no travessão.
Foto – Reprodução