Na década de 1980 houve a elaboração do projeto “Ágora”, desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, para ser executado em Maringá. Todavia, nunca saiu do papel. No dia 20 de setembro de 1991 o próprio arquiteto esteve no município e apresentou o planejamento que, na época, deveria custar U$ 100 mil. No ano passado, a gestão Ulisses Maia resgatou parte do projeto e acionou o Instituto Oscar Niemeyer para a construção de um complexo cultural. Depois de os primeiros procedimentos burocráticos, esta semana foi aberta a licitação para a construção do Centro de Eventos Oscar Niemeyer.
O documento, que busca uma empresa de engenharia e arquitetura para construir o centro de eventos, consta no Portal da Transparência de Maringá. A abertura dos envelopes está marcada para acontecer no dia oito de março, às nove horas. Segundo o edital, o valor máximo da licitação é de R$ 60.505.932,55. Em dezembro, o projeto foi validado recentemente pela Caixa Econômica Federal. O prédio de 11 mil metros quadrados e em formato de um livro aberto ficará entre as avenidas Horácio Racanello e João Paulino, ao lado do Terminal Intermodal.
“Foram realizadas adequações, maior acessibilidade; porém, o traçado único continua sendo elemento fundamental. A empresa que for contratada terá três anos para concluir a obra após a assinatura da ordem de serviço. O formato em livro aberto tem tudo a ver com as atividades que serão propostas para o local. O espaço será equipado com bibliotecas, salas de exposições, dois palcos, camarins, vestiários, além de estacionamento próprio com 141 vagas. Haverá muito show, teatro, apresentação de dança, aulas técnicas, oficinas, muitas iniciativas que serão desenvolvidas pelas secretarias de Cultura, Turismo e Educação. Um centro multifuncional”, explicou a secretária de Obras Públicas, Jocelei Menon.
No mês de julho, uma reunião com o Ministério do Turismo, definiu os procedimentos burocráticos e encaminhamento do projeto para a Caixa Econômica Federal. No final do ano passado, a agência validou a construção que será uma das principais atrações turísticas da Cidade. Outra curiosidade é que a estrutura terá mais de 750 toneladas de aço, numa imponente obra de concreto armado em formato de livro aberto. A plateia poderá ser composta por até 620 pessoas.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução