O vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, assumiu a Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet). Durante a solenidade de posse, o trabalho será focado em capacitar os profissionais que empreendem em Maringá, assim como aqueles que desejam abrir um negócio, independentemente da área de atuação. Para ele, essa é a forma de acelerar a economia no município. Outro objetivo é intensificar o Turismo e consolidar Maringá nesse setor.
“A função da secretaria é fazer com que todos dos setores econômicos de Maringá se fortaleçam, atraindo outros setores novos, como o turismo. Capacitar quem deseja empreender é um passo necessário e importante. Em 2016 tínhamos 16 mil Microempreendedores Individuais (MEIs), atualmente são 41 mil MEIs, se tornando a maior empresa do município, gerando novos postos de trabalho inclusive. Áreas que parecem pequenas precisam ser investidas porque geram renda, faz o dinheiro circular pagando impostos, que são revertidos em benefícios para a população”, discursou o novo secretário.
Scabora destacou que a primeira ação será fortalecer as empresas. Reforçou que o setor de Tecnologia da Informação (TI) era o sétimo em arrecadação de impostos há três anos, agora é o terceiro. Disse que “as pessoas têm sonhos, transformam em um meio de ganhar dinheiro, mas precisa entender como movimentar o negócio, empregar, pagar impostos corretamente, entre outras ações”. Outros objetivos são: ampliar os projetos para atrair mais investimentos e empresas e implementar novos projetos na área do turismo para atrair mais visitantes para a Cidade
“Fizemos uma reunião para verificarmos tudo que foi feito na Maringá Encantada, entre novembro do ano passado e janeiro deste ano, e ainda esta semana vamos nos reunir para tratar da Maringá Encantada que começa no final de 2023. O processo de licitação é complicado, demora e precisamos ter planejamento. Vamos começar a ver todo esse assunto imediatamente”, concluiu Scabora.
O novo secretário nasceu em Paraíso do Norte (PR), é casado e pai de duas filhas, de 25 e 35 anos. Ele está como vice-prefeito da gestão Ulisses Maia desde o início, em 2017. É formado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor de cursinho pré-vestibular desde 1981 e diretor-proprietário do Colégio Anglo Maringá desde 1988. Também já foi vice-presidente de Capacitação da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e diretor do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe).
CRIANÇA E ADOLESCENTE
A partir de amanhã, dia 26, Amália Regina Donegá será a nova secretária da Criança e do Adolescente (Secriança). A posse acontece às 16 horas na Sala de Reuniões do Térreo do Paço Municipal. Amália é mestre em Direito Penal pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e ex-presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolecente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Maringá.
Amália atua nos direitos da criança e do adolescente há anos e, segundo a Prefeitura, vai contribuir para a secretaria. Entre 1992 e 2020 cumpriu a função de advogada do Poder Executivo do Paraná. Entre 2020 e 2022 foi coordenadora estadual do Programa Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior o Paraná.
Victor Cardoso
Foto – PMM