O curta-metragem “Essa noite bateu como um sonho”, dirigido por egressos do curso de Artes Cênicas, Licenciatura em Teatro, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), recentemente foi exibido e conquistou três prêmios em festivais internacionais de cinema. O filme foi produzido em 2021 pelos estudantes Guilherme Laina e Tatiane Meller na disciplina de direção teatral, que devido à pandemia de Covid-19 foi ministrada remotamente.
“Essa noite bateu como um sonho” participou em quatro festivais da Lift Off Global Network, uma plataforma voltada para produtores independentes do mundo todo que compartilham do mesmo objetivo que é produzir cinema. Além disso, o curta-metragem também participou do Black Cat Award, festival que aconteceu de maneira on-line; do Fox International Film Festival, sediado em Roma de forma presencial; do Triloka International Filmfare Awards (Índia), vencendo a categoria ‘Best first time director’; do 8 & Halfilm Awards (Itália), vencendo novamente a categoria ‘Best first time director’; e, por fim, do East Coast Movie Awards, conquistando a categoria ‘Best College Short’.
“O curta surgiu da necessidade em expressar os sentimentos e histórias de encontros e desencontros vivenciados antes da pandemia, mas todo esse compilado se tornou maior, pois, foi aberto para amigos e seguidores das redes sociais que compartilham suas histórias. Tendo esse material em mãos, decidimos criar um esquema de roteiro em que se contava diversos fragmentos das narrativas que tínhamos recebido, pois percebemos que esses contos de encontros e desencontros se pareciam muito e, por vezes, até mesmo se encontravam, então o texto do filme surge através dessa colcha de retalhos que foi tomando forma”, disse Laina.
A sinopse do filme diz: “Perdida na imensidão de luzes da cidade verde, é possível ouvir histórias sobre o que é, quem foi e quem sobrou. Se perca na cidade, siga as luzes com cuidado”. É possível assistir o filme no Youtube, no canal ‘Mostra de Cenas Direção: Pedaços de Gente’.
UEM
Foto – UEM