O diretor do Hemocentro Regional de Maringá, Gerson Zanusso Junior, divulgou um balanço sobre os serviços realizados com a nova unidade móvel. Segundo o relatório, as coletas externas atenderam aproximadamente 1,4 mil doadores, coletando mais de 1 mil bolsas de sangue ao longo do ano. O trabalho foi realizado em Maringá e outros 12 municípios da região. Junior destaca que a realização do serviço foi possível por conta da diminuição de casos positivos de Covid-19.
Segundo ele, “a volta da coleta externa resultou em um número muito expressivo de bolsas e, por isso, agradecemos imensamente os parceiros e solicitantes que contribuíram com o trabalho”. As coletas foram em atendimento às solicitações de prefeituras e secretarias que pertencem a 15ª Regional de Saúde. Assim como pedidos de entidades, sindicatos, associações de doadores e empresas privadas que realizaram campanhas paralelas.
A última coleta da unidade, que foi adquirida a pouco mais de um ano, aconteceu dia 15 de dezembro em Nova Esperança. Em 2023 a coleta externa continua e para solicitar basta entrar em contato com a equipe de Captação do Hemocentro. O telefone é o (44) 3011-9151.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução