A praça Napoleão Moreira da Silva, no centro de Maringá, está cercada com tapumes desde o final de dezembro de 2021 com reforma iniciando em janeiro deste ano. Depois de alguns prazos diferentes para finalização da obra, o prefeito Ulisses Maia informou que o local será reinaugurado no dia 17 de dezembro. A empresa Proec Engenharia é responsável pela revitalização da área de 13,5 mil m² a um custo de R$ 3,7 milhões.
Na rede social, Maia publicou um vídeo com imagens da reforma, o que ainda não é possível ver pela população. No texto escreveu que a praça terá fonte aquática, equipamentos para ginástica, parquinho, mesas de jogos com área coberta, espaços para feiras e eventos, câmera de segurança monitorada pela Guarda Civil, e iluminação com lâmpadas de LED; sendo uma opção a mais de lazer para a comunidade.
Esta semana foi publicado em Diário Oficial o 7º aditivo simplificado de continuidade do serviço no valor de R$ 116.548,52, o que corresponde a 3,10% do valor inicial do contrato. Essa é uma reprogramaçãço físico-financeira com aumento de metafísica. No dia 25 de outubro, o 6º aditivo ao contrato nº 1281/2021 prorrogou o serviço por mais 60 dias, ou seja, reagendando a entrega da praça somente para o ano que vem. De acordo com a determinação ficou “pactuado entre as partes a prorrogação do contrato por mais 60 dias, prazo de execução a partir de cinco de outubro de 2022 e prazo de vigência a partir de 18 de março de 2023”.
Segundo a Prefeitura, houve necessidade de realizar um aditivo por conta da chuva e para readequações técnicas no projeto. Símbolos arquitetônicos serão mantidos, como o busto da praça e a vegetação. O prefeito concluiu dizendo que “no momento da obra tomamos cuidado para preservar a história que a praça carrega”. A Praça Napoleão Moreira da Silva foi criada no final da década de 1940. Em 1962 foi urbanizada com projeto do arquiteto José Augusto Bellucci, que assina outros pontos de Maringá, como a Catedral Nossa Senhora da Glória.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução