O coordenador do Procon, Flávio Mantovani, informou que, em um único dia, o órgão já recebeu 20 denúncias de golpes de empréstimos bancários. Logo na primeira semana que assumiu a função, Mantovani identificou que muitos aposentados tem empréstimos realizados em financeiras sem a solicitação. Segundo ele, maioria passam por necessidades e tem dificuldades em pagar contas.
“A gente viu que nem todos que têm empréstimo em seu nome, além de dificuldades em compras de internet, não reclamam no Procon. Lembrando que nesses casos, o consumidor tem direito de receber o valor em dobro. Quando tem uma cobrança indevida, o Procon entra em contato com a financeira e os valores são devolvidos duas vezes mais. Sem contar que alguns entram na Justiça, com essa documentação, e pleiteiam dano moral em cima dos bancos. Temos casos de pessoas com cobrança de R$ 50, R$ 80 e que acabam pagando para não gerar confusão. Isso vira uma bola de neve e tem pessoas que ficam com a conta zerada”, informou Flávio Mantovani.
Para atender esses e outros casos, o órgão iniciou na última quarta-feira o ‘Procon do Povo’, iniciativa que terá serviços e atendimentos gratuitos para a comunidade no Terminal Urbano de Maringá. A iniciativa vai acontecer entre nove e 17 horas, todas as quartas-feiras, com o objetivo de aproximar o órgão de defesa do consumidor da população. Haverá orientações sobre superendividamento, tira-dúvidas sobre pagamentos, dicas para evitar golpes, solicitação de nota fiscal, entre outros serviços.
“Posteriormente a ação será levada para os bairros e feiras. Vamos com nossas equipes até onde a população está. A intenção é levar nossos serviços direto para a comunidade, porque tem muita gente que precisa de ajuda, mas não vai até o Procon. Também teremos ações com o Procon móvel, orientando as pessoas nas ruas e visitando o comércio”, informou o coordenador do Procon.
Victor Cardoso
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