Início Colunistas Mentalidade

Mentalidade

Se você deseja construir uma carreira de sucesso, então precisa trabalhar muito sua atitude mental para que ela possa agir no positivo e te motive a provocar mudanças.

Nada de ficar parado ou acomodado em zonas de conforto. Busque o foco naquilo que você mais deseja no momento: ser bem-sucedido e fazer aquilo que gosta. Seus maiores “adversários” não estão no mercado de trabalho. Seus maiores “adversários” estão dentro de você mesmo. Eles se alimentam de modelos mentais limitantes, negativos, que matam seus sonhos e destroem seus projetos de vida.

Tire de você estas crenças sabotadoras. Vencer não é competir com o outro. É derrotar suas crenças limitantes, portanto, você mesmo. O caminho? Desafie o “mindset” negativo, liberte-o e esteja pronto para saborear novas conquistas.

As consequências de uma mentalidade errada são estratégias equivocadas e a execução acaba sendo um fiasco”.

No início século passado a frota russa viajou quase um ano para guerrear com o Japão no extremo oriente e perdeu a guerra num único dia ao tentar atravessar o estreito de Tsushima quando foram surpreendidos pela marinha japonesa que já estava preparada para o ataque.

O vaidoso Czar Nicolau II queria a vitória a qualquer custo para desviar a atenção dos bolcheviques nas dificuldades domésticas. Parece que de vez em quando isso também acontece aqui com alguns políticos locais. Assim é quem busca desesperadamente o SUCESSO sem planejar. Afinal, a vida não é uma emergência – a vida é uma maratona. A vida é uma consequência daquilo que você pensa e faz.

TER SOMENTE SUCESSO NÃO É GARANTIA DE SER FELIZ. Alguns têm sucesso, mas na família estas pessoas vivem um verdadeiro fracasso. Eu acredito no sucesso quando, em equilíbrio, em todas as nossas vidas: a pessoal (familiar) e a profissional e essencialmente a espiritual. Não há dinheiro no mundo que pague por paz de espírito.

Quando você tem a mentalidade certa, acaba se olhando no espelho e discutindo com você mesmo sobre quais são suas crenças limitantes ou mesmo quais são suas ambições.  É você com você mesmo.  É você com o seu negócio ou sua carreira, buscando os seus diferenciais e entendendo que meta não é dinheiro, não é missão, não é comissão. META É QUESTÃO DE HONRA.

Se você é empresário ou qual seja a sua profissão, vai aqui um conselho básico:  A mentalidade certa começa com FOCO. Não tem essa de plano B ou C. Afinal, meta é plano A e isto muitas vezes requer dormir mais tarde e acordar mais cedo. O único caminho para prosperar é conhecimento, informação e relacionamento… aí nascem propostas de negócios e resultados. E sem proposta não tem número envolvido e sem número não há negócio. Não há outro caminho.

Pegue como exemplo a história vivida por Thomas Alva Edison que fez mil tentativas fracassadas antes de chegar na LÂMPADA ELÉTRICA. Se ele estivesse trabalhando dentro de uma empresa, quantas tentativas você acha que a empresa o deixaria fazer? Qualquer negócio que visa lucro e geralmente é assim, tenho certeza de que já iria aparecer um manda chuva qualquer dizendo que era para parar com aquilo que só estava dando despesa.

Você acha que estou errado em pensar assim? Não seria isso mesmo que aconteceria, pelo menos na maioria das empresas que você conhece? O ambiente corporativo geralmente não é propício, não tem FOCO para criar coisas novas e transformar.

As pessoas não trabalham para romper o que há, elas trabalham para executar o que existe. Não sei se seria simplesmente por ter lá dentro líderes de crachá, do tipo “manda quem pode e obedece quem tem juízo”,  ou da natureza dos negócios tradicionais, mas nos faz repensar na criação de um novo ambiente que proponha mudanças e inovação até porque o que pode estar em jogo é a sobrevivência do nosso trabalho.

Há dois modos de nos livrarmos das ervas daninhas de um gramado: o caminho mais fácil é passar um cortador de grama. Neste caso, o gramado fica bonito por algum tempo, mas essa solução é apenas temporária. As ervas logo voltam. O caminho não tão fácil é o de abaixar-se e arrancar as ervas pela raiz. Isso toma tempo e esforço, pode ser cansativo, mas as ervas daninhas vão ficar mais tempo sem dar as caras.

A primeira solução parecia fácil, mas o problema permaneceu. A segunda não era tão fácil, mas foi até a raiz do problema. No meu vocabulário, meia verdade tem nome: MENTIRA. Quem faz meio bem-feito faz malfeito na realidade.  Não existe meio compromisso, ou é ou não é um compromisso de verdade.

A chave é chegar à raiz do problema. Isso vale para as nossas atitudes na vida. Há pessoas que espalham amargura e ressentimento e tais atitudes irrompem em diversos aspectos de suas vidas. O problema com as pessoas hoje em dia é que elas querem respostas imediatas. Buscam soluções “miojo”, isto é, soluções instantâneas para tudo. Querem felicidade instantânea, como se fosse um café solúvel ou um fast food, isso mesmo, em nossa língua, comida rápida. E pessoas assim, sequer conseguem, a partir de agora, construir um futuro melhor.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: