Você sabia que, de forma inconsciente, imitamos as pessoas com as quais convivemos? A ciência já provou: reproduzimos os comportamentos de pessoas que fazem parte do nosso dia a dia; quanto mais próxima é a pessoa, mais ela exerce influência sobre nós.
Meu objetivo aqui não é fazer ninguém ser preconceituoso e nem romper relacionamentos. Porém, se você quer crescer, precisa se cercar de pessoas que tenham hábitos que você admira e que quer desenvolver.
E a influência é ampla; acontece em todas as áreas de nossa vida. Por exemplo, um estudo desenvolvido pela Universidade Baylor, no Texas, com mais de 9 mil pessoas identificou que é mais fácil perder peso quando a pessoa convive com amigos magros.
O estudo descobriu que geralmente quem quer perder peso se sente confortável com pessoas que são iguais a ela ou mais gordas do que ela. Acontece que conviver com iguais, neste caso, atrapalha o processo de emagrecimento. Se quer emagrecer, tem que se cercar de quem já é magro.
Pessoas com as quais você sai também causam sérias implicações nos seus hábitos de saúde. Se quer evitar doces, mas só sai com gente que nunca evita o açúcar, terá problemas para mudar o hábito; se quer se tornar vegetariano, mas só anda com carnívoros, será mais complicado adquirir o novo hábito.
E, como disse, esse tipo de influência acontece em todos os campos da vida.
Se você quer parar de beber ou romper com qualquer tipo de vício, precisa passar a conviver com gente que não tem vícios.
No âmbito comportamental, é a mesma lógica. Se você convive com gente negativa, vai ser mais negativo. Se você convive com pessoas grosseiras, vai naturalizar a atitude delas e, talvez, reproduzi-las.
A regra vale para quem deseja viver coisas grandes e espetaculares na vida. Ficar perto de pessoas de mentalidade de sucesso cria o que os pesquisadores chamam de “espiral positiva de sucesso”.
Na prática, ficar perto de gente que tem uma mentalidade produtividade, motivada… Gente que resolve problemas, apresenta soluções; gente criativa, bem disposta… Conviver com gente assim levanta você e te coloca no caminho certo.
O que acontece, segundo a ciência, é que, em função dos neurônios espelhos, somos seres influenciáveis e influenciadores. Por isso, com o tempo de convivência, você começa a pensar e agir como as pessoas com quem anda, até a aparência fica similar.
Os pais precisam ficar atentos sobre o efeito desse tipo de influência desde a infância. Segundo o escritor Gary Keller, “as crianças que estabelecem e mantêm relacionamento com os melhores alunos começam a tirar notas melhores”.
Além disso, os que têm amigos que alcançam maiores resultados parecem se “beneficiar no que tange a suas crenças motivacionais e performance acadêmica”.
Andar com pessoas que buscam o sucesso fortalece a motivação e possibilita um upgrade na sua performance.
Gary Keller ainda lembra que quando nos cercamos das pessoas erradas, elas podem dissuadir, deter e até nos distrair do curso de produtividade no qual estamos engajados.
Mas a boa notícia é que o oposto também é verdade. “Ninguém chega ao sucesso sozinho e ninguém fracassa sozinho”. Por isso, preste atenção às pessoas que o cercam. Procure ficar perto dos que apoiam você em seus objetivos, e afaste-se dos que possuem planos e propósitos diferentes dos seus.
A famosa apresentadora americana Oprah Winfrey aconselha: “Cerque-se apenas de pessoas que vão colocá-lo para cima.”
Pegou a ideia?
A dica é super válida pra todos nós. Então, cole em quem você acha o máximo. Logo você estará seguindo os passos dessa pessoa.
—
Ronaldo Nezo
Comunicador Social
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras | Doutor em Educação
Visite meu blog:
http://blogdoronaldo.wordpress.com
Siga-me no instragram:
http://instagram.com/ronaldonezo