“O Agro em Movimento” será o tema da 49ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, a Expoingá 2023. Durante um café da manhã com a imprensa, a novidade foi anunciada pela diretoria da Sociedade Rural de Maringá (SRM). O evento será realizado entre os dias cinco e 14 de maio do ano que vem, um dia a menos que em anos anteriores. Porém, ficaram mantidos os dois dias de portões abertos gratuitos. A presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, explicou que o tema foi escolhido para valorizar o agronegócio em todas as etapas.
“Tudo o que comemos, vestimos e até cosméticos de certa forma passa pela cadeia do agro. Ele é responsável pela integração de diversos setores da economia brasileira, que estão diretamente ligados aos produtos e subprodutos da atividade agrícola e pecuária. Um elo permanente em movimento e evolução. O Agro em Movimento é um agro que evolui e respeita o meio ambiente, valorizando o associativismo e o cooperativismo como forças motrizes para a homem do campo.”, disse a presidente da SRM.
Ela completou explicando que “o movimento de transformação ocorrido no campo brasileiro nos últimos anos é grandioso. A cada safra, o nosso agronegócio cresce, melhora a sua qualidade, alcança mais consumidores nos mercados nacional e internacional e bate recordes de produção. Por isso o Brasil é visto como a única nação capaz de garantir a segurança alimentar mundial nas próximas décadas.” Para a edição de 2023, a Expoingá deve manter o ritmo de evolução. Este ano mais foram mais de 1,3 mil expositores, R$ 720 milhões em negócios e 580 mil pessoas passando pelo Parque Internacional Francisco Feio Ribeiro.
“Quanto a programação, o planejamento está em sendo executado e as informações serão divulgadas assim que os detalhes forem finalizados e as atrações confirmadas. Garanto que teremos, semelhante às edições anteriores, muita coisa boa e atrações para brindar o público que vai comparecer ao parque. Lembrando que os dois dias de portões abertos serão em parceria com a Prefeitura para ajudar quem tanto precisa. Vai ter rodeio e a mesma quantidade de shows”, informou Iraclézia.
O evento reuniu diretores e conselheiros da Sociedade Rural de Maringá (SRM), entidade responsável pela realização da Feira, expositores, autoridades, representantes da imprensa e convidados. O vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, ressaltou que o “evento promove a geração de renda e emprego, sendo uma das principais feiras do agronegócio nacional, realizada na considerada melhor cidade do País para se viver”.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução