Nesta segunda-feira, dia 17, a Justiça Eleitoral a preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno das Eleições 2022, que acontecerá no dia 30 de outubro. As urnas já estão carregadas, desde o 1º turno, com os sistemas eleitorais e os dados dos eleitores, agora haverá a atualização somente dos dados para os candidatos à presidência da República e ao governo em alguns estados brasileiros. Em Maringá o cronograma começa na terça-feira.
Na zona 66 e 137, no dia 18, acontece a carga e lacração das urnas, a partir das oito horas. A cerimônia de geração de mídia será às nove horas. Dia 19, a zona 154 fará a carga e lacração, marcadas para as 10 horas. Já às 13 horas a geração de mídia será realizada. Na zona 192, o trabalho começa às nove horas do dia 20 com a geração de mídia e lacração ao meio-dia. Os equipamentos não podem mais ser modificados após esse processo.
Os trabalhos vão até o dia 25 de outubro. No Paraná, as zonas eleitorais vão preparar, realizar testes e lacrar 25.856 urnas que serão distribuídas em 4.768 locais de votação nos 399 municípios. As atividades podem ser acompanhadas por partidos políticos, federações, coligações e demais entidades fiscalizadoras do processo eleitoral, a exemplo do Ministério Público, Polícia Federal, Conselho Nacional de Justiça e Forças Armadas.
A verificação por amostragem será realizada em no mínimo 3% e no máximo 6% das urnas de cada zona eleitoral. As urnas serão encaminhadas para os locais de votação no sábado anterior ao pleito, 29 de outubro. As urnas não realizarão nenhuma operação antes do dia e hora programados para a votação, portanto qualquer tentativa de ligar a urna, antes de 30 de outubro, será fracassada. Os lacres são assinados pelo juiz eleitoral e representantes de entidades fiscalizadoras.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução