Foi oficialmente tombada parte da casa do primeiro prefeito de Maringá, Innocente Villanova Junior, existente no lote localizado entre as ruas Mitsuzo Taguchi, Mitzi Villanova Menon e as avenidas Horácio Raccanello Filho e Tuiuti. Houve parecer técnico da Comissão Especial de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Município de Maringá. A Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria Municipal de Cultura comunicou o tombamento parcial.
Uma parte do terreno terá edifícios residenciais e parte da residência, feita em madeira (Villanova era empresário do setor). O assunto vinha sendo discutido desde o início do ano. De acordo com o comunicado, o tombamento teve concordância de sua proprietária, Débora Vilanova Kasprowicz, através de documento enviado nesta quinta-feira à Semuc. Segundo o documento, “o tombamento, como instrumento jurídico, garante a preservação da construção”.
Villanova foi eleito prefeito pelo PTB, com 1.871 votos, em nove de novembro de 1952; ele venceu outros três concorrentes (Valdemar Gomes da Cunha, Angelo Planas e Raul Maurer Moletta). Foi uma campanha quente. Um cronista da época chamou de campanha do vale tudo. Proliferaram panfletos sem autoria identificada com ofensas e falsas denúncias para desgastar os candidatos.
O resultado final foi equilibrado com pequena diferença para o terceiro colocado. Testemunhos da época salientam que a associação com o carisma do presidente Getúlio Vargas, também do PTB, foi importante para a vitória de Innocente Villnova Junior. Até 1951 Maringá era distrito de Mandaguari.
Ângelo Rigon
Foto – Reprodução
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.