As residências que ficam na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pinheiros serão visitadas por agentes da Secretaria de Saúde neste sábado. O objetivo é encontrar e imunizar crianças de um a cinco anos que ainda não tomaram as gotinhas contra poliomielite. Atualmente, Maringá vacinou cerca de 59% das 21 mil crianças que devem ser vacinadas e a meta, até dia 30 de setembro, é alcançar a cobertura vacinal de 95% contra poliomielite no público.
De acordo com o secretário de Saúde, Clóvis Melo, a ação será das 13 às 17 horas. O bairro foi escolhido porque um levantamento mostrou que, no local, há cerca de 1 mil crianças que não receberam a vacina. O mutirão será realizado com o apoio do Tiro de Guerra e universidades de Maringá. Ele reforça que “a intenção é proteger os pequenos e conscientizar os pais e responsáveis da importância de sempre atualizar a carteirinha das crianças.
“A paralisia infantil está erradicada no Brasil, mas preocupa o risco de importação de casos de países onde ainda há circulação endêmica. É muito simples o processo de imunização, no dia 17 fizemos uma ação na Praça da Catedral e, em pouco tempo, dezenas de crianças tomaram as doses e os adultos saíram tranquilos. Basta apresentar a carteirinha de vacinação, documento com foto e CPF, caso tenha”, explicou Melo.
A Secretaria Municipal de Saúde também está realizando levantamento nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do município para saber quantas crianças precisam ser vacinadas. O secretário da pasta garante que tem doses suficientes para atingir a cobertura estipulada pelo Ministério da Saúde. Lembrando que a campanha vai até o dia 30 deste mês e todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão vacinando.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução