Início Colunistas Novo Mundo – O que nos trouxe não nos leva

Novo Mundo – O que nos trouxe não nos leva

Está cada vez mais claro que, o que nos trouxe até aqui, não tem a capacidade de nos levar adiante.

Em nossa jornada, na busca de perpetuar as coisas, o que fica evidente é que precisamos “esvaziar a mala”, ficarmos mais leves, mais flexíveis.

O NOVO MUNDO se comporta de maneira completamente instável. Essa volatilidade, ou como queira, esse sobe e desce é a sua natureza essencial e nada fica em seu estado de origem por muito tempo.

Era taxi, quase não é mais… é UBER, mas na forma que é, provavelmente não será e até quando não sabemos… carro tinha câmbio, provavelmente não terá mais… combustível fóssil provavelmente com os dias contados… carro  com motorista, mas por quanto tempo?

O NOVO MUNDO muda hábitos, cria miragens e não se permite agarrar. Seu estado normal é a MUDANÇA que está colada e colocada de vez em nosso cotidiano, cada vez mais NORMAL.

Vivemos grandes revoluções simultâneas em várias esferas que superam qualquer experiência vivida  pela humanidade. Essas revoluções são sociais, culturais, tecnológicas, políticas, econômicas… nunca tantas aconteceram ao mesmo tempo.

Somos de uma geração que passou por tudo num curto espaço de tempo: telex, fax, e-mail, whatsapp, redes sociais, tudo e mais um pouco que nem sabemos o que vem por aí e o que sabemos é que essas mudanças apenas mal começaram e que nós seremos até objetos de estudo as gerações futuras.

E ainda passamos por uma pandemia que acelerou um processo onde fizeram 10 anos em 2 anos. E ainda vem uma guerra que interfere na vida de todo o globo terrestre, criando um ambiente esquizofrênico, seja na cadeia de suprimentos, ajuda social, problemas de logística, inflação inclusive em países onde nem se conjugava este verbo.

E isso tudo acelera novos passos, nova adaptação, governos, informação e afeta diretamente o mercado. Se eu for aconselhar alguém para o mundo atual é para  se capacitar cada vez mais em TECNOLOGIA, mas não tecnicamente falando e sim, entender como essa INOVAÇÃO está afetando nossas vidas, nossos negócios, relacionamentos, relações humanas e comerciais, como também a produtividade no trabalho.

Mas, limites antes tidos como intransponíveis, vão caindo por terra, um a um, desafiando nossos mais profundos conceitos. Temos a sensação de que não há mais limites reais a serem considerados.

Não estou falando de tendências… são coisas que já estão acontecendo em nosso dia. A questão é: como melhor compreender, como melhor utilizar e incorporar essas inovações obtendo vantagem competitiva. Se não fizermos isso, o risco de ficarmos de fora do mercado é imenso. E o principal obstáculo chama-se RESISTÊNCIA, principalmente na cultura corporativa. Nenhuma empresa tradicional do passado quebrou por falta de ideias. As que quebraram foi por resistência ao novo.

Creio que, pela primeira vez na história, não temos a real noção de onde isso tudo pode parar. No epicentro dessas revoluções, está a REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA. Seu avanço nos últimos cinquenta anos é espantoso e não dá sinais de esgotamento. A tecnologia progride sem nenhum respeito pelo mundo que foi construído antes dela e não demonstra o menor apego ao mundo que ela própria constrói. Seu grande pecado é a GULA| – devora tudo o que considera arcaico.

Há, porém, um paradoxo. Se antes íamos atrás de informação, hoje ela jorra sobre nós de maneira desordenada, em ciclos ininterruptos e volumes absurdos. Temos a constante sensação de estar à deriva em um pequeno barco em um mar revolto que não para de jogar água em nossa embarcação. E lá estamos nós com um pequeno balde furado tentando jogar a água para fora. Quanto mais o mundo muda, mais rápido nos tornamos obsoletos.

Enfim, O NOVO MUNDO é isso: O que nos trouxe até aqui não nos leva adiante. Mas, como CRISTÃO, me rendo a DEUS. Cada vez que o ser humano avança, mais deveria estar perto de DEUS. Pois Ele nos deu o livre arbítrio e nos deu inteligência não para ficarmos parados mas para avançar. Ele nos fez para crescer. É isso o que acredito, e ponto.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
COMPARTILHE: