O Espaço Empreendedor desenvolve ações que contribuem exclusivamente para os Microempreendedores Individuais (MEI), oferecendo serviços em um lugar de orientação, formalização, mudança cadastral, baixa, capacitação e dúvidas. A Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (SeTrab), promove diversas ações em Maringá para apoiar e incentivar esses pequenos empresários. Somente nos primeiros seis meses deste ano, foram 5.588 atendimentos na sala que fica no Paço Municipal.
O número é 55% maior que o total de procedimentos feitos durante todo o ano de 2021. Do total de atendimentos, 543 foram para abertura de MEI, 323 para alteração de cadastro, 407 para parcelamento de dívida, 932 para solicitação de dispensa de alvará, 75 consultorias individuais, 105 baixa do CNPJ, 1.114 serviços gerais e 2.089 atendimentos para emissão de Documento de Arrecadação do Simples (DAS).
“Temos como prioridade um atendimento de qualidade e excelência aos empreendedores. O MEI possui uma importância significativa no crescimento da economia local. É uma forma inovadora e desburocratizante de legalização de pequenos negócios e serviços que geram empregos e renda no município. Atualmente, Maringá conta com mais de 40 mil Microempreendedores Individuais (MEIs), que movimentam R$ 1,8 bilhão anualmente”, explicou a diretora do Espaço do Empreendedor, Cássia Mendonça.
O número de MEIs no município saltou de 14.633 em 2016 para 4.032 profissionais em diversos ramos. No primeiro semestre deste ano, foram realizadas 543 formalizações de MEIs no Espaço do Empreendedor, número maior que o total de formalizações feitas durante todo o ano passado, quando chegou a 414. Na lista de ações realizadas pelo Espaço do Empreendedor estão consultorias, seminários, rodadas de negócios, capacitações, entre outros, além de oferecer linhas de crédito permanentes e serviços online pela Sala Digital.
SERVIÇO
O Espaço do Empreendedor fica na Rua Arthur Thomas, 792, centro. O telefone para contato é (44) 3221-8638. Outras informações no site www.maringa.pr.gov.br/saladoempreendedor.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução