“Mais importante que vigiar os outros, é controlar os próprios passos.” (Provérbio Judaico)
MODESTAS
Na cidade de Londrina as eleições estão mais animadas. Lá, os candidatos já colocaram os seus cabos eleitorais com bandeiras e veículos nas ruas, enquanto aqui em Maringá nem parece que teremos eleições. Campanhas modestas.
CANDIDATOS
O ex-vereador Aldi Cesar Mertz, que já foi líder sindical dos bancários, é candidato a deputado federal pelo PTB, partido que tem como candidato a presidente da República o ex-deputado Roberto Jefferson. Vamos acompanhar a campanha do Aldi e do polêmico Roberto Jefferson, que já sofreu muito nas mãos do STF nos últimos tempos.
DEFESA
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná emitiu um parecer muito interessante e importante para servidores públicos, de que a advocacia pública pode promover a defesa de agente público. Ou seja, advogados da prefeitura poderiam fazer a defesa de servidores públicos.
COMUM
É comum servidores de prefeituras que assinam processos administrativos em licitação, ou outros procedimentos, quando ocorre algum problema jurídico pagarem o advogado para fazer a sua defesa. Esse parecer vai a favor do servidor que quando responde algum processo é por uma situação que atuou em nome do município que trabalha.
REGRAS
Para que isso seja possível é necessária a aprovação de lei na Câmara, com as regras legais e a regulamentação por parte do executivo. O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, que conhece muito bem a realidade dos servidores que assinam os procedimentos administrativos, deverá analisar com bons olhos essa possibilidade de proteção legal aos servidores.
CORONEL
O tenente coronel Ademar Paschoal, que recentemente recebeu o título de Cidadão Benemérito de Maringá, agora foi promovido para coronel e voltou a trabalhar em Maringá.
DEPPEN
O amigo Osvaldo Machado, que respondia pela direção da Colônia Penal de Maringá, foi nomeado para a direção do Departamento Penal do Estado do Paraná. É o reconhecimento da capacidade de um servidor de carreira. Parabéns pela nova missão.
DOMICILIAR
Uma juíza do Rio de Janeiro concedeu a prisão domiciliar para o “Isaías do Borel”, um dos principais traficantes de lá, condenado a mais de 30 anos de prisão. Mas ele deve ser um bom menino e merece ficar em casa. Este é o nosso poder judiciário.
AUDIÊNCIA
O prefeito Ulisses Maia esteve em Curitiba, na segunda-feira, em audiência com o governador Ratinho Júnior. Teve também agenda na Casa Civil e outras secretarias. Foi acompanhado pelo coordenador da Casa Civil em nossa região, Walter Guerlles e pelo secretário de Assuntos Metropolitanos e Institucionais Fausto Herradon. Foram buscar recursos para diversos projetos da cidade.