Início Variedades Mariah Carey causa polêmica ao querer registrar o título “Rainha do Natal”

Mariah Carey causa polêmica ao querer registrar o título “Rainha do Natal”

Mariah Carey ao longo dos anos, ganha muita notoriedade em épocas de final do ano com seu hit “All I Want For Christmas Is You“, agora está tentando registrar o termo “Rainha do Natal” como marca própria dela.

Em março de 2021, ela entrou com um pedido de registro de uso exclusivo do título, assim como “QOC”, “Princesa do Natal” e “Christmas Princess”. O pedido foi tornado público no dia 12 de julho, dando início a um período em que as partes podem apresentar oposição ao pedido.

O pedido dela busca o uso da marca registrada “Rainha do Natal” para produtos relacionados a entretenimento e mercadorias. Isso inclui gravações de áudio, visuais, download e streaming desses materiais, mas também roupas, fragrâncias, alimentos, bebidas, enfeites de árvore de Natal, máscaras protetoras e muitos outros itens.

Porém como relata a Variety, o pedido de Mariah não foi bem visto pelas cantoras Darlene Love e Elizabeth Chan, ambas associadas ao termo “Rainha do Natal” ao longo de suas carreiras.

Em 1963, Darlene se apresentou em várias músicas natalinas como ‘A Christmas Gift for You‘ e ‘Christmas (Baby Please Come Home)’. A última música se tornou um clássico de Natal e, embora não tenha tido sucesso comercial após seu lançamento, entrou na Billboard Hot 100 pela primeira vez em 2018, atingindo um pico de 16.

Recentemente, ela disse em suas redes sociais que David Letterman a declarou “oficialmente” a “Rainha do Natal” há 29 anos, antes mesmo de Mariah lançar ‘All I Want For Christmas Is You‘.

Love ainda perguntou se era verdade que Carey estava tentando registrar o termo e questionou se isso significava que ela não era mais capaz de usá-lo para se descrever: “Aos 81 anos de idade eu NÃO vou mudar nada”, escreveu ela. “Estou no ramo há 52 anos, ganhei e ainda consigo atingir essas notas! Se Mariah tiver um problema, ligue para David [Letterman] ou meu advogado!!”

Já Elizabeth Chan, ganhou destaque por gravar e lançar exclusivamente músicas de Natal – algo que ela faz há mais de uma década. Ela lançou um álbum intitulado “The Queen of Christmas” no ano passado e se refere a si mesma com o título nas redes sociais.

Porém nessa história, ela foi além de Love, tendo apresentado uma declaração de oposição à reivindicação de marca registrada de Carey na última sexta-feira (12) por meio de seu advogado. “O Natal chegou muito antes de qualquer um de nós na Terra, e espero que venha muito depois de qualquer um de nós na Terra”, disse Chan à Variety .

“Sinto muito fortemente que ninguém deve se apegar a nada em torno do Natal ou monopolizá-lo da maneira que Mariah procura perpetuamente. Isso simplesmente não é a coisa certa a fazer. O Natal é para todos. É para ser compartilhado; não é para ser possuído”.

Ela ainda disse que o pedido de marca registrada de Carey “não era apenas sobre o negócio da música”. Dizendo: “Ela está tentando registrar isso de todas as maneiras imagináveis ​​– roupas, bebidas alcoólicas, máscaras, coleiras de cachorro – está em todo o mapa. Se você tricotar um suéter da ‘rainha do Natal’, poderá vendê-lo no Etsy para outra pessoa para que possa comprá-lo para a avó. É uma loucura – teria essa amplitude de registro”.

O advogado dela, Louis W. Tompros, que assumiu o caso pro bono, descreveu a apresentação de Mariah como “bullying de marca registrada”, acrescentando que “a coisa certa” para a cantora seria retirar sua tentativa de registrar o título. “Se eles querem começar a vender mercadorias da ‘Rainha do Natal’, tudo bem – eles podem fazer isso sem a marca registrada”.

A declaração de oposição ainda argumenta que Mariah rejeitou o título de Rainha do Natal no passado, recentemente em uma entrevista no final de 2021 com o Zoe Ball Breakfast Show . “Eram outras pessoas, e eu só quero dizer humildemente que não me considero assim”, ela teria dito.

Foto – Reprodução

“Sou alguém que ama o Natal, que por acaso foi abençoado por escrever ‘All I Want For Christmas Is You’. E muitas outras músicas de Natal. E vamos encarar isso, você sabe, a fé de todos é o que é. Mas para mim, Maria é a Rainha do Natal”.

COMPARTILHE: