A coordenadora de vacinação de Maringá, Edlene Goes, informou que quase 8 mil doses de imunizantes contra Covid-19 venceram no município. São 7.998 doses que, neste momento, estão em fase de análise para que seja verificada a possibilidade do uso. Se houver entendimento que a validade possa ser estendida, as doses voltarão para aplicação. A coordenadora não informou a marca do imunizante, mas lamentou o ocorrido.
“É triste saber que temos quase 8 mil doses vencidas sendo que estamos ampliando o atendimento e estendendo o horário de vacinação em Maringá para atender a todos. Os próximos vencimentos de vacinas serão nos dias 15, 16 e 18 deste mês. Com mais uma semana de mutirão com atendimento até às 20h30, o objetivo é que não tenhamos a notícia lamentável que outras doses se perderam porque não foram aplicadas em quem já pode receber”, disse a coordenadora.
Desde a semana passada, a Secretaria de Saúde modificou a aplicação em Maringá e algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passaram a receber o público até mais tarde. Até sexta-feira, 10 postos de saúde seguem vacinando contra Covid-19 entre nove horas e 20h30. O serviço é oferecido na UBS Iguaçu, Iguatemi, Internorte, Morangueira, Paris, Quebec, São Silvestre, Vila Operária e Universo. Na UBS Piatã, o horário de atendimento será das 11 às 20h30.
“Na semana passada pouco mais de 18 mil pessoas procuraram as UBSs para se vacinar. Essa semana, esperamos imunizar mais pessoas. Nesse momento não conseguimos separar exatamente o grupo para quarta dose, porque já se misturaram as idades. Mas chamamos e alertamos as pessoas para que tomem as doses. Os que se imunizaram não foram suficientes para zerar o estoque que estão perto da data de validade. E para se vacinar é simples, basta apresentar a carteira de vacinação e o documento pessoal com foto”, explicou Edlene.
As outras UBSs de Maringá continuarão a aplicar as doses de acordo com o cronograma de vacinação divulgado no site e rede social da Prefeitura.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução